Notícias

Voltar

Infância e Juventude de Jaboatão realiza Uma tarde de magia


Com o apoio de parceiros da sociedade civil, equipe do TJPE faz festa para 150 crianças e adolescentes  

“Uma tarde de magia” foi o tema da festa organizada para mais de 150 crianças e adolescentes de diversos abrigos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. O evento foi idealizado por uma das madrinhas do programa de apadrinhamento Anjo da Guarda da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão, Meiry Cantarelli. Com o apoio de diversos padrinhos financeiros, a festa aconteceu na tarde do domingo (29/10), no Arcádia de Boa Viagem, Recife. As crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 17 anos, desfrutaram de momentos de diversão e participaram do show preparado especialmente para elas, pela cantora e professora de canto Kelly Benevides e seus alunos. Os jovens se apresentaram vestidos de príncipes e princesas em alusão aos contos infantis.

Os convidados que foram destituídos do convívio familiar e estão em abrigos à espera de uma nova família puderam se divertir na área de recreação, assistiram a contação de histórias e a apresentação do Palhaço Chocolate. A juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, Christiana Caribé, esteve à frente da organização do evento para que as crianças tivessem uma tarde diferente e se sentissem acolhidas por todos. “Essa festa é para que eles possam sonhar, para terem uma tarde alegre, de leveza, felicidade e diversão, e que se lembrem para sempre desse momento”, afirmou a magistrada.

A festa aconteceu em comemoração ao mês em que é celebrado o Dia das Crianças. A unidade judiciária contou com o apoio de diversos parceiros que, além de ajudar a produzir a festa, também apoiam os programas “Anjo da Guarda”, da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão, e o “Pernambuco que Acolhe”, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ceja/TJPE), que consistem em encontrar padrinhos para as crianças e adolescentes que estão nos abrigos. Outras comarcas do Estado também desenvolvem projetos semelhantes e três tipos de apadrinhamento. Os padrinhos podem ser empresas, entidades ou cidadãos, que poderão prestar serviço; auxiliar financeiramente, custeando cursos e contribuindo com a formação profissional desses jovens; ou afetivo com a manutenção de um contato próximo com os apadrinhados, visitando a criança ou adolescente com frequência no abrigo.

A idealizadora da festa Meiry Cantarelli, contou como surgiu a ideia. “Trabalho com projetos sociais, já faço no interior uma festa de 15 anos para crianças carentes. Aproveitei a estrutura da festa de aniversário do meu filho que aconteceu ontem aqui, e com o apoio do Arcádia e de outros fornecedores realizamos esse evento. Espero ter a oportunidade de fazer outras festas para essas crianças”. Diversos parceiros contribuíram para que o evento “Uma tarde de magia” se realizasse, entre eles padrinhos como a Arcádia, que cedeu o espaço da festa; Cerimonial Dreams, com ajuda na organização; Cecília Chaves Bolos decorados, com o bolo e os doces da festa; DJ Gulliver, que tocou no evento; Palhaço Chocolate, que animou a criançada; e a professora de Canto Kelly Benevides.

Durante todo o mês, as unidades do centro educacional Kumon localizadas na Região Metropolitana do Recife arrecadaram brinquedos que foram distribuídos para as crianças no dia da festa. Participaram ainda do evento como padrinhos as empresas EBRASIL Epesa; Incorporadora Ferreira Pinto; Lana Bandeira; Limoni VJ Studio; Loui Decoração; One Light; e Geramais, todos ajudaram na área em que atuam.

Apadrinhamento – O Programa “Anjo da Guarda” da Vara de Infância e Juventude de Jaboatão completa dois anos neste mês de novembro. Nesse período, 41 crianças e adolescentes foram apadrinhados afetivamente, seis financeiramente e 18 por prestadores de serviço. No momento, 14 acolhidos estão sendo apadrinhados afetivamente, 14 estão à espera do apadrinhamento e três padrinhos estão em processo de cadastro no sistema.

..............................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Edição e Revisão: Ascom TJPE
Foto: Agência Rodrigo Moreira