Notícias Notícias

Voltar

Integrantes do TJPE recebem homenagem

Presidente do TJPE fazendo discurso durante a entrega da Medalha no Salão Nobre
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, agradece a dedicação dos homenageados à instituição

Integrantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) receberam, na tarde desta quinta-feira (15/7), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado – 2020. A homenagem é feita a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Judiciário pernambucano. A solenidade é realizada anualmente durante as comemorações de aniversário do TJPE, mas, devido às restrições impostas pelo coronavírus, não foi possível realizar a entrega presencial das condecorações em 2020. Por conta das medidas sanitárias adotadas, os homenageados foram divididos em três grupos. O próximo receberá a honraria no dia 28 de julho.

Durante a solenidade, o chefe do Poder Judiciário, desembargador Fernando Cerqueira, destacou a dificuldades enfrentadas pela instituição devido ao novo cenário imposto e agradeceu o empenho e a dedicação dos agraciados. “Vocês tornaram possível a passagem desses quase dois anos. Cada um de vocês contribuíram e são pessoas altamente excepcionais”, disse o desembargador. Ele também falou sobre o trabalho feito pelo Governo de Pernambuco no combate a Covid-19, que proporcionou, no final de junho, a volta de boa parte das atividades presenciais e a retomada dos prazos processuais.

A distinção é conferida em três graus: Grão-Colar (Alta Distinção), Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. Em 2020, foram acrescentadas três indicações ao grau Comendador para prestigiar magistrados que desempenham funções de assessoramento à Mesa Diretora, na Diretoria do Foro da Capital e na Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais e se destacaram no trabalho desenvolvido durante a pandemia. Veja aqui a lista completa dos homenageados.

Homenageados, no Salão Nobre, mostrando o Diploma
Homenageados recebem honraria no Salão Nobre do Palácio da Justiça

O juiz assessor especial da Presidência, Isaías Andrade Lins Neto, foi um dos agraciados e representou os seus colegas com algumas palavras. No seu discurso, o magistrado salientou o empenho da Presidência do TJPE neste período. “Nós só podemos mensurar essas dificuldades advindas da pandemia com o trabalho que foi exercido. Tivemos que reinventar, muitas vezes, a forma de trabalhar. Temos que agradecer muito à tecnologia que proporcionou, de forma efetiva, que a Justiça não parasse”, disse o magistrado. “Tenho certeza de que cada um que está aqui recebe esta homenagem representando todos os demais colegas e toda a Justiça pernambucana”, afirmou Isaías dizendo que o reconhecimento é um incentivo para prosseguir o trabalho e fazer sempre mais.

A assessora especial da Presidência, Fernanda Pessoa Chuahy, recebeu o diploma especial na ocasião. A magistrada também foi agraciada em 2012 com a honraria Comendador, na categoria de Juíza da 3ª Entrância. “Eu me sinto muito lisonjeada por pertencer ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e, com esse reconhecimento, a minha responsabilidade aumenta ainda mais no sentido de me doar cada vez mais e fazer o melhor pelo jurisdicionado e pela Justiça de Pernambuco”, afirmou.

A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado foi criada pelo TJPE, por meio da Resolução nº 17/1985, e é a mais alta condecoração instituída pela Justiça pernambucana. Joaquim Nunes Machado foi magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco.

............................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | Produções K9