Notícias Notícias

Voltar

Integrantes do TJPE recebem homenagem do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP)

Integrantes do TJPE com o presidente do IAP
Integrantes do TJPE são homenageados duarente comemoração dos 170 anos do  IAP

Integrantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) receberam, nesta terça-feira (17/8), uma homenagem do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) durante a comemoração dos 170 anos deste órgão. Na ocasião, o chefe do Judiciário pernambucano, desembargador Fernando Cerqueira; o 1º vice-presidente, Eurico de Barros Correia Filho; a desembargadora Daisy Andrade Pereira e os desembargadores Carlos Moraes, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE); e Roberto Maia receberam a Medalha Flávio Queiroz Bezerra Cavalcanti. A celebração aconteceu no Cais Rooftop, localizado no Recife Antigo. A distinção é concedida às personalidades que se destacam pela sua contribuição ao Direito e à sociedade e às que fazem parte da história da instituição.
 
Os desembargadores Frederico Neves e Eduardo Sertório foram representados na solenidade, onde também foram agraciados com a Medalha e o certificado de Membro Honorário do IAP respectivamente. Durante a cerimônia, o presidente da organização, Gustavo Ventura, falou um pouco sobre a história, o espírito e o trabalho desenvolvido pelo Instituto. “Esta vontade de estarmos juntos é o que faz o Instituto forte e altivo. Sempre tivemos a preocupação muito clara com a ciência do Direito, mas também entendo que devemos trabalhar além da advocacia”, disse ao falar sobre a relação entre o Judiciário e a advocacia.

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, discursou em nome de todos os agraciados e destacou o compromisso assumido por aqueles que cursam Direito no país. “Todos nós assumimos um compromisso não apenas com o Direito, mas com a Justiça, com a nossa Carta Magna”, afirmou. “Eu tenho a grande satisfação de ser homenageado com a Medalha que carrega o nome de um dos maiores advogados que Pernambuco já teve”, disse o desembargador. Na sua fala, ele recordou o tempo em que trabalhou com Flávio Queiroz Bezerra Cavalcanti, que dá nome a distinção recebida, no TJPE durante a gestão do então presidente Valdemir Lins.

Os professores titulares de Direito Financeiro e Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), Heleno Taveira Torres e Renato de Mello Jorge Silveira, respectivamente, estiveram presentes na celebração, quando proferiram palestra sobre segurança jurídica. O livro Ensaios de Direito Empresarial – estudos em homenagem ao professor Ivanildo Figueiredo foi distribuído aos presentes.

O Instituto dos Advogados de Pernambuco foi fundado em 17 de agosto de 1851, é uma associação cível sem fins lucrativos e tem como objetivo incentivar e promover pesquisas no campo jurídico, além de colaborar na atualização e aperfeiçoamento da ordem jurídica local, regional, nacional e internacional.  

...............................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | K9 Produções