Notícias

Voltar

IX Ação da Cidadania leva atendimento aos moradores do Coque

Pessoas sendo atendidas na Casa de Justiça do Coque

Promovida pelo TJPE e parceiros, atividade ocorre entre os dias 24 e 28 de abril
 
A Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove, entre os dias 24 e 28 de abril, a IX Ação da Cidadania pela qual moradores terão acesso a serviços nas áreas de saúde, emissão de documentos e programas sociais. São parceiros na ação a Prefeitura do Recife, o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Aeronáutica e a Secretaria de Defesa Social (SDS). A iniciativa acontece na Casa de Justiça e Cidadania do Coque, localizada na rua Cabo Eutrópio, 178, com atendimento a partir das 9h. A expectativa é que sejam realizados 900 atendimentos em cinco dias.
 
Durante a semana, a população vai poder realizar consultas médicas nas áreas de pediatria, clínica-geral e urologia. Também serão disponibilizados atendimentos odontológicos, testes rápidos para HIV, aferição de pressão arterial, medição de glicose, aplicação de vacinas, entre outros. Na área social, os moradores poderão fazer cadastramento e recadastramento no Programa Bolsa Família e do cartão VEM para livre acesso, além da emissão de carteira de identidade, a partir da segunda via.

O pedreiro autônomo Gleybson da Silva Monteiro, 29 anos, foi um dos atendidos pela Ação da Cidadania neste primeiro dia de atividade. Além de conseguir encaminhamento para a emissão de segunda via de documento de identificação, ele tomou vacinas, realizou exames e ainda marcou consulta médica para urologista. “Eu tava em casa, no Ibura, assistindo o repórter, vendo onde tava acontecendo e como podia fazer. Aí minha mãe ligou para ver se tinha agendamento. Infelizmente, não tinha mais ficha para documento aqui, mas ganhei encaminhamento para comparecer em uma agência no dia 2 de maio para solicitar a identidade. Aproveitei e ainda tomei as vacinas. Para mim, foi ótimo, e se acontecer em todos os bairros vai ser melhor ainda. Hoje eu tive apoio aqui, hoje eu consegui, graças a Deus”, declarou Gleybson Monteiro, que fez questão de agradecer à equipe da Casa de Justiça do TJPE pelo atendimento tanto por telefone quanto pessoalmente. 
 
Atuação – A Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa a promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A unidade está prevista no artigo 15 da Resolução 222/2007 do TJPE.
 
Serviço – IX Ação da Cidadania
Período: De 24 a 28 de abril de 2017
Horário: A partir das 9h
Local: Casa de Justiça e Cidadania, localizada na rua Cabo Eutrópio, 178, Coque, no Recife

Mesmo com o encerramento da distribuição de fichas, a Casa de Justiça e Cidadania do TJPE ainda oferece exames – medição de glicose, aferição de pressão arterial e testagem de HIV –, distribuição de preservativos, aplicação de vacinas e encaminhamento para emissão de segunda vida do documento de identidade. Informações através do (81) 31819311.
........................................................................................................................
Texto: Amanda Machado – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Francisco Shimada | Ascom TJPE