Notícias

Voltar

Juiz da Vepa destaca incentivo ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Justiça Terapêutica

Magistrados e deputado

O deputado Cleiton Collins, a equipe do Judiciário, e Edson, que participou de tratamento no Centro de Justiça Terapêutica

O juiz Flávio Fontes, titular da Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), agradeceu o apoio do órgão judiciário, e do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Cleiton Colins, pela ressocialização e recuperação de um ex-detento e pelo incentivo ao trabalho do Centro de Justiça Terapêutica do TJPE.

“Recebi emocionado a visita de Edson. Há 16 anos ele foi preso no Presídio Aníbal Bruno por arrombar um veículo para furtá-lo, completamente drogado. Após conversarmos enxerguei um doente e troquei a prisão por tratamento. Enviamos à Comunidade Terapêutica Saravida, dirigida pelo deputado Cleiton Collins, que não só o tratou gratuitamente, mas o contratou com carteira assinada e Edson hoje administra mais de 300 dependentes químicos e há 16 anos não consome nada ilícito. Isso se chama Justiça Terapêutica e nesses anos acompanhei centenas de Edsons”, afirmou.

Segundo o juiz Flávio Fontes, a atual gestão vem dando total apoio ao Centro de Justiça Terapêutica do TJPE. “A  Presidência do Tribunal acredita e incentiva o trabalho desenvolvido pela unidade na recuperação de pessoas que passam por problemas pelo uso de drogas e cometimento de atos infracionais”, afirmou.

Centro - A unidade é formada por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Psiquiatra - atua na prevenção, no acompanhamento e na redução dos transtornos causados pela abstinência total do uso de drogas. A proposta do Centro pode ser aplicada em casos como porte ilegal de armas de fogo, furto, apropriação indébita, receptação, estelionato, lesões corporais, provocação de tumulto, entre outros. Para ser beneficiário, a pena não deve ser superior a dois anos.

........................................................................................

Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Foto: Francisco Shimada |  Ascom TJPE