Notícias Notícias

Voltar

Juiz e professor Breno Duarte lança livro 'Ônus da prova e convencimento judicial no processo civil'

O livro "Ônus da prova e convencimento judicial no processo civil", do juiz e professor Breno Duarte, é um dos lançamentos deste semestre da Editora Juruá. A obra jurídica disseca o tema dos impactos do ônus probandi na definição do estado de convicção do magistrado enquanto condutor do processo judicial, abordando os critérios das versões de “verdades” no modelo processual pátrio e, ainda, desenvolve um estudo comparado com o sistema processual argentino, até chegar à análise crítica do ônus da prova enquanto regra de convencimento do juiz.

"Ônus da prova e convencimento judicial no processo civil" é o primeiro livro individual de Breno Duarte, que já participou de outras publicações coletivas na área do Direito. Sobre a inspiração para escrever o livro, o magistrado contou que surgiu de forma inusitada, durante passeio a um museu. "Visitando o museu Uffizi de Florença, chamou-me a atenção a bela obra de Sandro Botticelli, denominada 'A calúnia de Apelles'. Naquele momento surgiu quase por impulso a necessidade de explorar o tema do convencimento judicial e um dos seus muitos elementos conexos: o ônus da prova. Não por acaso, é a pintura que ilustra a capa do livro", explica.

Sobre o autor: Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco; Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.  Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (3. Entrância), Professor da Especialização em Direito Público da Escola Judicial do TJPE, Professor convidado da Especialização em Direito Processual Civil Contemporâneo da Universidade Federal de Pernambuco e da Especialização em Direito Processual Civil da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenador dos cursos de iniciação à Magistratura da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual - ABDPRO. Integrante do grupo de pesquisa LOGOS - Processo, Linguagem e Tecnologia (Plataforma CAPES). Foi Juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O  livro "Ônus da prova e convencimento judicial no processo civil" está à venda no site da Juruá Editora (www.jurua.com.br) ou pelo televendas (41 - 3352.1200).

...........................................................................................................................................
Fonte: Site da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe)