Navegação do site
Publicador de conteúdo
Juizado do Torcedor fará plantão no Clássico das Emoções
O Jetep atuará no jogo na Arena de Pernambuco
No Jetep, existe também o Programa Futebol Cidadão para quem infringe o Estatuto do Torcedor
No primeiro Clássico das Emoções do ano, entre Náutico e Santa Cruz, pela primeira rodada do hexagonal do título do Campeonato Pernambucano de 2017, o Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor do Estado de Pernambuco (Jetep), estará mais uma vez de plantão na Arena de Pernambuco às 14h do domingo (29/1). A equipe do Juizado atuará no estádio duas horas antes do início do jogo que está previsto para começar às 16h, ficando de prontidão até no máximo duas horas após o fim da partida.
O Juizado do Torcedor tem competência para registrar, processar e julgar ações cíveis como problemas na compra do ingresso, de meia-entrada ou acesso ao setor reservado. Na área criminal são julgados torcedores que promovam tumulto, estejam portando drogas, incitem a violência, invadam o campo ou que desacatem autoridades. Os cambistas também são julgados pelo Juizado.
Em dias de clássico, a equipe do Jetep é reforçada e nesse não será diferente. Neste domingo o juiz da 7ª Vara Criminal da Capital, Francisco Galindo, vai comandar o Juizado do Torcedor juntamente com dois servidores que integram o Jetep da Capital, um representante da Defensoria Pública e um do Ministério Público.
Em 2016, o Juizado do Torcedor realizou 104 plantões em jogos de diversos campeonatos no Estado. O juiz titular do Jetep, Júlio César Vasconcelos, falou da atuação do Juizado na Capital. “Temos uma estrutura para recebermos o cidadão. A unidade funciona para que o torcedor tenha seus direitos amparados”, disse.
No Jetep existe também o Programa Futebol Cidadão que pune quem infringe o Estatuto do Torcedor aplicando medidas que afastam por determinado período os autores dos delitos. Atualmente, 19 torcedores cumprem medida de afastamento e participam de atividades do programa.
Os torcedores que cumprem a pena socioeducativa têm que comparecer nos dias de jogos do seu time à Academia de Polícia Civil. As reuniões começam sempre uma hora antes dos jogos. Nos encontros são debatidos temas como violência nos estádios de futebol, causas e consequências das drogas, Lei Maria da Penha, e direitos humanos.
......................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Foto: Deolinda Brandão
O #JuizadodoTorcedor fará plantão no #ClássicodasEmoções neste domingo (29/01) https://t.co/4vEhavMA55 Dê seu palpite! Quem ganhará o jogo?
— TJPE (@TJPE_oficial) 28 de janeiro de 2017