Notícias

Voltar

Juízo de Arcoverde realiza II Encontro de Pretendentes à Adoção

O II Encontro de Orientação para Pretendentes a Pais por Adoção, promovido pela Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, nesta sexta-feira e sábado, no auditório da Escola Estadual Carlos Rios. Nesta edição estão inscritos 32 pretendentes, sendo 15 casais, um divorciado e uma viúva, moradores das cidades de Arcoverde, Buíque, Pedra, Sertânia, Custódia e Pesqueira.
 
"A finalidade do curso é habilitar os casais a serem pais responsáveis, de acordo com a Lei 12.010/2009, artigo 197-C, que determina que eles frequentem um curso de formação e recebam todo o apoio da Justiça para alcançarem a condição de adotantes", explica o juiz Draulternani Melo Pantaleão. 
 
Na programação do encontro está prevista a conferência do  juiz  sobre os aspectos jurídicos da adoção. Já as outras atividades serão ministradas pelas psicólogas do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção do Vale do Ipojuca (GEADIP), Tatiana Melo e Maria Elisabete Lago, que abordarão temas como as expectativas sobre a criança adotada, os aspectos afetivos e legais de uma adoção, entre outros. Além do GEADIP, a secretaria municipal de Assistência Social de Arcoverde também participa do encontro.
 
A comarca tem promovido anualmente o encontro, incluindo adotantes de municípios sem Varas Regionais da Infância, e até mesmo fora da 14ª circunscrição jurisdicional, onde Arcoverde está localizada. Nessa circunscrição estão as cidades de Custódia. Sertânia, Inajá e Ibimirim.
 
.......................................................................
 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE