Notícias

Voltar

Justiça e Memória é tema de palestra no Recife

Marca mostra fotografia de uma casa sobreposta à própria casa

Com o tema “Museus e suas Memórias”, a 11ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 18 e 24 deste mês. O evento é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente no início da estação primavera.

No âmbito da ação, a chefe do Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mônica Pádua, e a coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça, Gabriela Severien, participam do debate sobre o tema “Justiça e Memória”, na segunda-feira (18/9). As palestras serão realizadas das 14h às 17h, no auditório Augusto Duque, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), localizado na avenida Rui Barbosa, 320, bairro das Graças, no Recife. A atividade é organizada pela Escola Judiciária Eleitoral e também contará com a presença da coordenadora de Gestão Documental e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e diretora Regional do Fórum Nacional pela Preservação da Memória da Justiça do Trabalho, Marcília Gama.

As inscrições on-line são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento. Serão emitidos certificado de participação. O debate irá abordar assuntos como a forma de preservação, memória e divulgação digital dos acervos que a justiça dispõe na atualidade.

O Memorial da Justiça, que funciona como espaço cultural do Poder Judiciário estadual, tem como função preservar a documentação histórica da justiça pernambucana. Essa atividade está sintonia com a temática da Primavera dos Museus, que ressalta a importância da valorização da memória institucional enquanto conexão com a história compartilhada socialmente.

Os objetivos da 11ª Primavera dos Museus são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade. O Ibram tem mais de 3,7 mil museus mapeados no Brasil.

Inscrições AQUI.
.................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE