Notícias Notícias

Voltar

Justiça estadual promove encontro de Natal com Orquestra Criança Cidadã e Coral TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu seu Concerto Natalino presencial no início da noite de terça-feira (21/12), no Hall Monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife.  A Orquestra Criança Cidadã (OCC) e o Coral de Estudantes, comandado pelo maestro José Renato Accioly, junto ao Coral do TJPE, dirigido pela maestrina Amílcar Aniceto, tocaram e cantaram músicas clássicas natalinas que levaram a plateia à emoção, demonstrada através de aplausos efusivos intercalados com explanações de "Bravo!". Natal Branco, O Primeiro Natal, Nós Desejamos Um Feliz Natal, Jingle Bells, Noite Feliz foram algumas das canções interpretadas. 

A íntegra do Concerto Natalino TJPE pode ser conferida, acessando o vídeo respectivo na página AscomTJPE /YouTube.

Confira as fotos do evento.

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, em seu pronunciamento, lembrou que a última cantata natalina presencial do Poder Judiciário foi realizada no ano de 2019. "Hoje, graças a Deus, podemos organizar nossa festa com a presença de músicos e plateia porque estamos vencendo a doença através da ciência, do conhecimento humano". O magistrado também citou que a OCC, hoje reconhecida nacional e internacionalmente, é uma ação idealizada e implementada por integrantes da Justiça estadual.

A Orquestra, gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), foi criada no início deste século pelo assessor especial da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco, juiz João José Rocha Targino, com o apoio do presidente do TJPE à época, desembargador Nildo Nery, junto a crianças e jovens da comunidade do Coque - bairro que concentra muitas famílias em situação de vulnerabilidade social no Recife.

"É motivo de júbilo ver essa Orquestra e seu Coral de jovens, junto ao do TJPE, que tanto nos orgulha, apresentando músicas que remetem a sentimentos de amor, paz e fraternidade entre as pessoas. Desejo um Feliz Natal a todos aqui presentes, artistas e espectadores, como também aos magistrados, servidores, e funcionários do Poder Judiciário", afirmou o presidente do Tribunal de Justiça.

Em certa altura do espetáculo, o maestro José Renato Accioly dedicou a composição "Ária para a IV Corda", de autoria do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), aos profissionais de saúde que atuam na pandemia global, e às vítimas do novo coronavírus - COVID-19. "Iremos tocar essa Ária como uma oração pois, assim como eu, muitas famílias perderam seus entes queridos de forma repentina nestes últimos dois anos", declarou.

Nordeste - Algumas canções regionais também foram inseridas no espetáculo, por iniciativa do maestro da OCC. Uma delas foi "Mourão", de autoria de César Guerra Peixe e Clóvis Pereira; e inspirada no som das tradicionais rabecas do folclore nordestino.  De acordo com o maestro José Renato Accioly, a composição pertence ao acervo do movimento de música erudita brasileira Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna na década de 1970. 

Entre as autoridades presentes ao Concerto Natalino TJPE, estavam os desembargadores estaduais Honório Gomes do Rego Filho e Isaías Andrade Lins Neto; a diretora do Fórum, juíza Paula Malta, o secretário de Administração do TJPE, Francisco Abreu, e o Major Salvador, representando o Comando Militar do Nordeste (CMNE). Em seu discurso, a diretora Paula Malta agradeceu à presidência do TJPE, aos magistrados, servidores e colaboradores pelo apoio e colaboração a sua gestão no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Após a declaração do presidente do TJPE Fernando Cerqueira, o evento foi encerrado com a visita do Papai Noel que, em meio a música, aplausos, e demonstrações de afeto de crianças, desejou a todos um Feliz Natal.

……………………………………………….......
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE 
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções