Notícias

Voltar

Justiça Itinerante promove ação de conciliação na Ilha do Joaneiro no domingo (17/12)

Servidoras conversam com moradora

A oficiala de Justiça da Mediação, Jane Carvalho, e a assistente social Camila Almeida visitam a comunidade para divulgar o evento até este fim de semana

Depois de passar por São Lourenço da Mata e Ipojuca, a Jornada Conciliatória Itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove nova ação voltada à solução de conflitos através de sessões de mediação e conciliação. A comunidade Ilha de Joaneiro, localizada no bairro de Campo Grande, irá recepcionar o ônibus da Justiça Itinerante, neste domingo (17/12), das 8h às 13h. A unidade móvel do Judiciário estadual ficará estacionada em frente à Associação dos Moradores Defensora da Ilha de Joaneiro, situada na avenida Agamenon Magalhães, 42, ao lado do Instituto de Criminalística (IC).

Até este sábado (16/12), véspera da ação, a assistente social Camila Almeida e a oficiala de Justiça da Mediação, Jane Carvalho, visitam a comunidade para divulgar o evento, cadastrar as demandas da população e explicar aos moradores a importância da cultura da conciliação para a resolução de conflitos. A atividade é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos, com o apoio da Presidência do Tribunal.

Servidora preenche documento de participante

Moradores estão recebendo a visita de servidoras do TJPE para agendamento de audiências

Durante a atividade, uma equipe formada por três conciliadores do TJPE irá mediar as audiências entre as partes. As ações a serem tratadas envolvem assuntos como cobranças indevidas, questões familiares e conflitos entre vizinhos. A expectativa é de realizar, pelo menos, 40 sessões. Os moradores da comunidade que estiverem interessados em resolver demandas através da conciliação também podem ir até o local que serão atendidos – demanda espontânea – pela Defensoria Pública de Pernambuco, parceira da mobilização.

O ônibus do Justiça Itinerante tem capacidade para realizar até cinco sessões de conciliação simultaneamente. A unidade móvel, que é adaptada para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, foi inaugurada no dia 30 de outubro, durante a realização da Jornada Conciliatória na comarca de São Lourenço da Mata. Nos dias 13 e 14 deste mês, foi a vez da comarca de Ipojuca receber o ônibus. Para janeiro de 2018, há previsão de a atividade ser realizada na região de Casa Amarela, no Recife, e no Interior do Estado, com ações itinerantes no Sertão de Pernambuco.

Notícias relacionadas

TJPE realiza Jornada Conciliatória na Comarca de Ipojuca

Inauguração do ônibus do Justiça Itinerante TJPE marca início da Jornada Conciliatória promovida pelo Nupemec

No TJPE, Semana Nacional da Conciliação resulta em mais de R$ 23 milhões em acordos

........................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Equipe Nupemec TJPE