Notícias

Voltar

Justiça oferece curso para pretendentes à adoção em Santa Cruz do Capibaribe

A 3ª Vara Cível de Santa Cruz do Capibaribe vai realizar nos dias 2 e 3 de junho um curso para pretendentes à adoção. Os interessados poderão efetuar suas inscrições até a próxima segunda-feira (1º/6). O objetivo do evento é preparar o adotante às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também promover a harmonia das novas relações familiares que surgirão em decorrência da adoção. Confira o edital aqui.

Para participar, os interessados devem preencher uma ficha no Setor Psicossocial da vara, sediada no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe, localizado no Km 12 da PE 160 do município. O curso será ministrado das 9h às 16h pelo juiz e por profissionais de uma equipe multidisciplinar.

O juiz da 3ª Vara Cível e idealizador da iniciativa, Tito Lívio Araújo Monteiro, enfatiza que a dificuldade mais comum entre os adotantes é a falta de informação sobre como tramita esse tipo de ação – principalmente quando se é necessário destituir o poder familiar dos pais biológicos (revogação do vínculo legal com a criança), para depois efetivar a adoção na Justiça. "Também queremos conscientizar os postulantes de que adotar é um ato de amor, e nunca de caridade ou de compensação por uma perda afetiva, como a morte de um ente querido", explica o magistrado.

A iniciativa abrange também as comarcas circunvizinhas de Surubim, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Taquaritinga do Norte e Toritama. Para mais informações, o telefone da 3ª Vara Cível de Santa Cruz do Capibaribe é (81) 3759-8281.

........................................................................

Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE