Últimas Notícias em destaque

Voltar

Maria da Penha será homenageada pelo TJPE com Medalha do Mérito Judiciário

Solenidade acontece em 15 de agosto pelos 194 anos do Tribunal pernambucano
Solenidade acontece em 15 de agosto pelos 194 anos do Tribunal pernambucano
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai homenagear Maria da Penha Maia Fernandes, vítima emblemática da violência doméstica que deu nome à Lei nº 11.340/2006, com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado Grau Grande Oficial. A entrega será em 15 de agosto, em razão dos 194 anos do TJPE, comemorados no próximo dia 13.
 
A homenagem acontece no mês em que a Lei Maria da Penha completa dez anos. Uma série de ações para o combate à violência contra a mulher foi programada pelo Judiciário estadual, em virtude da data, até o próximo dia 30.
 
Maria da Penha tornou-se um símbolo vivo do enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Em 1983, o seu então marido, o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes, sendo condenado a oito anos de prisão.
 
Na mesma data, também será agraciada a ministra do Superior Tribunal Federal (STF), Cármem Lúcia. A magistrada receberá a mais alta comenda do TJPE, a Medalha do Mérito Judiciário Grau Grão Colar de Alta Distinção. Cármem Lúcia foi a idealizadora da Semana Nacional pela Paz em Casa, que busca intensificar as ações da Justiça contra a violência no lar. Neste ano, o evento tem início no dia 15, mesma data em que a ministra receberá a homenagem. A V Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa será promovida até o dia 19 de agosto.
 
Outro agraciado é o educador Paulo Freire, in memoriam, que se tornou referência mundial como um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia. A Medalha do Mérito Judiciário Grau Grão Colar de Alta Distinção será entregue em virtude do legado deixado pelo educador e pelos serviços prestados à sociedade.
 
Também serão homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Grau Grão Colar de Alta Distinção o desembargador do TJPE, Silvio Neves Baptista Filho; o ministro das Cidades, Bruno Araújo; e o general da Brigada, Francisco Mamede de Brito Filho. No Grau Grande Oficial, também foram indicados os nomes do defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto; e do deputado federal Luiz Gonzaga Patriota.
 
O psicólogo Luiz Schettini Filho, autor de vários livros na área das relações interpessoais e educação de filhos e especialista em adoção, receberá a Medalha do Mérito Judiciário Grau Comendador, assim como a procuradora de Justiça Eleonora Luna e o médico Wilson Oliveira Júnior. Na categoria juízes, serão agraciados os magistrados Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, Daniela Rocha Gomes e Júlio Pereira de Almeida.
 
No Grau Cavaleiro, a jornalista Meiry Lanunce receberá a homenagem. A medalha também será concedida aos servidores do TJPE Renata Figueirêdo Alves, Antônio Carlos de Oliveira Martins e Valdecyr Gomes da Costa. Um Diploma de Honra ao Mérito vai ser entregue a 19 servidores do Judiciário estadual.
 
 
Notícias relacionadas:
 
 
.........................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil