Notícias

Voltar

Memorial da Justiça do TJPE em palestras durante semana jurídica universitária

Fachada do Memorial do TJPE

Fachada do Memorial da Justiça do TJPE, no Brum - Recife

O Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – centro de documentação do Poder Judiciário pernambucano – promoveu palestras durante a Semana Jurídica da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Recife. O evento, realizado pelo Núcleo Jurídico da instituição entre os dias 27 e 31 de março, contou com palestras voltadas para os estudantes e abordraam Direito Inclusivo e História do Direito. 

A parceria entre o Memorial da Justiça e a Universo foi firmada ano passado, e os alunos de Direito da instituição já visitaram o Memorial para conhecer o acervo e realizar pesquisas. A semana jurídica teve o objetivo de realizar palestras e exposições nos mais diversos setores do Direito, com o intuito de apresentar novas perspectivas acadêmicas e profissionais aos alunos para que eles conheçam e decidam qual área seguir.

A chefe do Memorial da Justiça do TJPE, Mônica Pádua, foi uma das palestrantes. Com o tema de apresentação “História do Direito”, a servidora falou sobre os processos judiciais na época do Brasil Império; como se aplicavam e como eram tomadas as decisões; e vai comentou as histórias do acervo do Memorial. Outra palestrante que também falou sobre “Direito Histórico” foi a doutoranda Priscilla Souza, que abordou o Direito na época da Colônia. Elas ministraram as palestras nos dias 27 e 29 de março.

Estudantes participam da palestra

Estudantes de Direito participaram do encontro durante cinco dias

Já as palestras com o tema “Direito Inclusivo” foram ministradas na sexta-feira (31/3), pelo defensor público Henrique Seixas e pelo bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Administrativo Tiago Arruda. O defensor Henrique Seixas falou como é a prática cotidiana da Defensoria Pública, órgão parceiro do Memorial e que contribuiu com a indicação do palestrante. Já Tiago Arruda abordou a inclusão de pessoas com autismo, tema sugerido pelo Grupo Super Mães, um grupo de mães com filhos autistas, parceiro do Memorial da Justiça.

Bacharel em Direito e servidor do TJPE, Hélio Siqueira Campos realiza o intermédio nas parcerias entre o Memorial e as instituições de ensino. Ele comentou a contribuição do Memorial para que os alunos aprendam sobre o processo histórico do Direito. “A parceria é um caminho de duas vias, e é de grande importância para os alunos assistirem palestras sobre o Direito Histórico. A função social do Memorial é levar conhecimento ao máximo, no viés do Direito Inclusivo. As parcerias com as instituições serão cada vez mais fomentadas”, afirmou o servidor.
.........................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Foto - Fachada: Assis Lima
Foto - Estudantes: Equipe Memorial