Notícias

Voltar

Memorial da Justiça integra circuito científico-cultural do II CIMSPE

 
Instituição sediou o II Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde de Pernambuco
 
 
Na última sexta-feira (27/11) o Memorial da Justiça abrigou atividades do II Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde de Pernambuco (II CIMSPE), que ocorreu entre 27 e 29 de novembro, tendo como tema "Gestão da Saúde Pública: desafios dos profissionais de saúde". O encontro congregou profissionais das Ciências Biológicas e das diversas áreas de saúde. Simultaneamente ao CIMSPE, ocorreu o II Congresso em Práticas para Educação em Saúde.
 
O CIMSPE 2015 enfocou a saúde de forma ampla, contemplando desde o Sistema Único de Saúde (SUS) e suas diversidades no âmbito multiprofissional até questões de qualidade de vida e promoção da saúde. O evento ocorreu no Bairro do Recife Antigo e promoveu a II Mostra Científico-Cultural, percorrendo diversos pontos turísticos e históricos da área, entre os quais o Memorial da Justiça, museu e centro de documentação histórica do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que se localiza na antiga estação ferroviária do Brum.
 
Enquanto no piso superior do Memorial foram apresentadas as palestras das nutricionistas Vilma Ramos, Goretti Burgos e Fernanda Tavares, no salão do térreo os palestrantes foram os odontólogos Alexandre Nascimento e Emerson Carvalho. Antes das palestras, os participantes visitaram as exposições e assistiram ao vídeo institucional do Memorial.
 
A gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, conta que a parceria com os organizadores do evento iniciou-se no I CIMSPE. "Já que é um congresso voltado para práticas de educação e saúde, os profissionais que participam podem pensar em formas de lidar com os riscos trazidos pelos microorganismos presentes na documentação antiga com que lidamos no nosso trabalho, como combatê-los e como fazer a prevenção necessária para evitar os problemas de saúde decorrentes do contato", explica.
 
No congresso anterior, o Memorial realizou uma oficina sobre conservação de documentos históricos, abordando o tratamento realizado no acervo e os cuidados para proteção da saúde tomados pelos servidores que manuseiam a documentação. Este ano os organizadores demandaram uma oficina similar, mas não foi possível ministrá-la porque os servidores que estariam envolvidos foram deslocados temporariamente para varas judiciais da capital. "Mesmo assim, recebemos as atividades do congresso, mantendo a parceria estabelecida no ano anterior", diz Mônica. "Nós somos um espaço cultural que recebe visitantes independentemente de sua formação. Essas pessoas que vêm aqui participar das atividades do congresso e ficam conhecendo o espaço podem, depois, trazer a família e outras pessoas."
 
.......................................................................................................................................
 
Texto: Anna Santoro | Memorial da Justiça de Pernambuco