Notícias

Voltar

Memorial da Justiça participa da 13ª Semana Nacional dos Museus

m comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio, o Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participa da 13ª Semana Nacional dos Museus. O evento começa nesta segunda-feira (18/5) e se estende até a próxima quinta-feira (21/05). O horário de visitação começa às 13h30 e se encerra às 18h.

A iniciativa tem o objetivo de promover discussões sobre temas da atualidade, sensibilizando a comunidade e divulgando os processos que estão no acervo do Memorial da Justiça em todo o País, além de incentivar a aproximação entre a sociedade e a memória do Judiciário Estadual.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça, Gabriela Severien, o evento possui relevância na esfera nacional, pois promove discussões e estimula a visitação da sociedade ao acervo judiciário. "A Semana Nacional dos Museus está na 13ª edição e o Memorial da Justiça vem participando durante todos esses anos. A iniciativa é muito importante, porque o público passa a olhar para os museus e, consequentemente, para a história, a memória e o fazer artístico deles", disse.

As atividades serão destinadas a alunos de escolas do Recife e a graduandos do curso de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para os estudantes do Ensino Fundamental, haverá jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o conteúdo da exposição "Uma Questão de Justiça", conhecimentos gerais, Ministério Público e Poder Judiciário.

Já para os universitários, será promovido um diálogo sobre o funcionamento do Memorial da Justiça e tratamento do seu acervo de processos, sobre documentação e conservação. Também serão discutidos temas relacionados à diplomática e à paleografia. Os mediadores deste encontro serão a chefe do Memorial da Justiça do TJPE, Mônica Maria Pádua Souto da Cunha, e os servidores do Memorial Carlos Alberto Vilarinho Amaral e Ivan da Silva Oliveira. Estarão presentes ainda no evento os professores da UFPE Marcus J. Maciel de Carvalho, PhD em História, e Rômulo Luiz Xavier do Nascimento, doutor em História.

..................................................................................

Texto: Ruan Samarone | Ascom TJPE