Notícias

Voltar

Memorial da Justiça participa da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

O Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco participa da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto. O evento será promovido de segunda-feira (17/8) a sexta-feira (21/8) com apresentações musicais e palestras voltadas para o tema "Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades", em todo o Estado. 
 
No dia 21/8, o Memorial promove, das 14h às 17h, o "Jogo do Patrimônio 2.0". O jogo se baseará em perguntas e respostas em torno de questões relativas a patrimônio histórico e aos temas da exposição do Memorial "Uma Questão de Justiça" que aborda processos judiciais, textos, vídeos e fotografias relativos à escravidão, capoeira e cangaço no Estado. A atividade será aberta ao público, oferecendo 20 vagas.
 
A exposição será o tema de debates e palestras promovidos pelo Memorial para os estudantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de terça-feira (18/8) a quinta-feira (20/8). A equipe do Núcleo Educativo da instituição abordará a exposição, a partir da história de oito mestres de referência da capoeira em Pernambuco. 
 
Paralelamente à programação da Semana, o Memorial promove nesta segunda-feira (17/8), das 14h às 18h, a exposição "Menino, quem foi seu mestre? Histórias e Imagens da Capoeira de Pernambuco". Idealizada pelo Centro de Capoeira São Salomão e financiada pelo Funcultura, a exposição contém textos e fotos sobre a trajetória dos mestres de capoeira do Estado e a projeção de um vídeo sobre o Projeto Caxingalês Jovem, que difunde a cultura da capoeira para jovens entre 14 e 25 anos dos bairros do Pina e Brasília Formosa. 
 
Para marcar o início da Semana, uma série de ações começou a ser promovida antes do período oficial do evento, desde esta sexta-feira (14/8), com apresentação de palestras e vídeos sobre os maracatus Raízes de Pai Adão e Nação, no bairro de Água Fria. A participação do Memorial da Justiça teve início neste domingo (16/8), às 8h30, com a atividade "Olha! Recife Pedalando", coordenada pelos mediadores do Projeto Olha Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. O percurso foi do Museu do Trem ao Memorial da Justiça. O grupo conheceu a estrutura física e a história do Memorial da Justiça. 
 
....................................................................................................
 
Texto:  Ivone Veloso | Ascom TJPE