Notícias

Voltar

Memorial da Justiça promove ações na Semana dos Museus

Estudantes com olhos vendados tocam maquete de prédio do Memorial da Justiça

Estudantes acompanharam exposição e participaram de oficina

O Memorial da Justiça, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), promoveu uma programação voltada às comemorações da Semana Nacional dos Museus. Na quinta-feira (17/5), cerca de 35 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Valdemar de Oliveira, do Recife, participaram de atividades realizadas em parceria com o Museu da Cidade do Recife e o Museu Militar do Forte do Brum. Confira mais fotos no álbum do Judiciário pernambucano no Flickr.

Os visitantes puderam conferir a mediação da exposição “Uma Questão de Justiça” e experimentar o contato com as maquetes táteis da Estação do Brum, além de participar de oficina. As atividades tiveram foco em temas como Justiça e Cidadania e Histórias do bairro do Brum, em especial de sua antiga estação ferroviária – atual sede do Memorial da Justiça – e a famosa fortaleza do bairro, cuja obra remonta ao século XVII.

O estudante Adelson Miranda elogiou a iniciativa e contou sobre sua experiência como visitante. “Depois de 54 anos de idade, estou tendo a oportunidade de visitar um museu pela primeira vez. Achei extraordinário. As pessoas que não enxergam podem ter a ideia de como é o museu pelas maquetes. Estou interagindo com os meus amigos, de todas as idades, e isso é uma grande lição para a vida”, comemorou.

Após a visita ao Memorial da Justiça, o grupo seguiu para o Museu Militar do Forte do Brum, onde participou de uma oficina de desenho, desenvolvida em parceria com integrantes do Museu da Cidade do Recife. “O intuito é despertar o olhar dos estudantes sobre as novas perspectivas dos museus, contextualizando os dois momentos vivenciados, além da consciência de que se tratam de espaços de memória”, destacou Gabriela Severien, coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial do TJPE.

Semana Nacional dos Museus – Em 14 de maio, o Memorial da Justiça recebeu a visita de alunos da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva, do bairro da Mustardinha, no Recife, comemorando a abertura da Semana dos Museus. O tema da ação nacional foi “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), e adotado a cada ano pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.
..............................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Antônio Santos | Ascom TJPE