Notícias

Voltar

Memorial da Justiça promove cine-debate com estudantes sobre violência contra a mulher

O Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove na quinta-feira (15/9), às 14h, em sua sede no bairro do Brum, Recife, o cine-debate Conversas de Gênero com estudantes da Escola Luíza Cora de Olinda. O evento, aberto ao público, será realizado em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O filme exibido é Índia`s Daughter – Filha da Índia – da cineasta Leslee Udwin.
 
O documentário trata do estupro coletivo e posterior morte da jovem indiana, estudante de medicina, Jyoti Singh, em 2012, cometido por seis homens. A brutalidade do crime desencadeou protestos por toda a Índia e motivou Leslee Udwin, que já foi vítima de estupro, a se deslocar da Dinamarca a Delhi para dirigir a película.
 
Após a exibição do filme, a juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marylúsia Feitosa, e a gerente geral de Relações Intersetoriais e Interpoderes da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, Elizabeth Severien, abordarão a violência praticada contra a mulher, e mediarão o debate com os estudantes sobre o assunto.
 
Esta é a quarta edição do Projeto Conversas de Gênero, que atualmente conta com a parceria da Secretaria da Mulher do Recife, do Instituto Baresi, e da ONG Essas Mulheres. O primeiro encontro promovido pelo Memorial da Justiça foi realizado em março de 2014. O objetivo do projeto é promover o debate sobre questões de gênero e combater a violência contra as mulheres, num espaço voltado para o diálogo e conscientização.
 
A coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça do TJPE, Gabriela Severien, destaca a necessidade do debate de temas que não podem mais figurar como entraves na evolução da sociedade. "Aproveitamos a realização de uma atividade lúdica, que é a exibição de um filme, para discutirmos temas sérios e ainda bastante enraizados na nossa cultura como machismo e violência doméstica, com jovens na faixa etária de 14 a 17 anos. É um público que ainda está em formação, que pode quebrar paradigmas e preconceitos", afirmou.
 
Serviço:
 
Cine-debate – Conversas de Gênero
Exibição do Documentário Filha da Índia
Data: 15/9
Horário: 14h
Local: Memorial da Justiça do TJPE
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Cais do Apolo. Ao lado da entrada industrial da Pilar.
 
...........................................................................................
Texto :  Ivone Veloso   |   Ascom TJPE