Notícias

Voltar

Memorial da Justiça promove oficina de bonecas Abayomi na Semana Nacional dos Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, o Memorial de Justiça de Pernambuco promove uma oficina de bonecas Abayomi no período de terça (16/5) a quinta-feira (18/5), a partir das 14h, no Memorial. A ação será voltada para cerca de 50 alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos da Escola do Pilar, sendo a primeira turma composta por pessoas com deficiência. A programação integra a Semana Nacional dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em todo o país.

Na oficina será revelada um pouco da história das bonecas. Símbolo de resistência, as abayomi eram feitas pelas mães africanas, que, no transporte de escravos entre África e Brasil, rasgavam pedaços de suas próprias saias e deles criavam pequenas bonecas, feitas com nós e tranças (sem costura alguma). O objetivo era acalentar seus filhos durante a cruel viagem

Durante o evento haverá um bate-papo sobre a confecção das bonecas pelas mulheres que vinham dos navios negreiros, abordando, a partir desse ponto, os temas da escravidão e as questões de gênero dessa época até os dias hoje. “A proposta é estimular o reconhecimento da identidade afro-brasileira e promover a superação das desigualdades de gênero”, enfatizou a responsável pelo Núcleo Educativo do Memorial de Justiça, a pedagoga Gabriela Severien.

Os estudantes também poderão conferir a exposição Uma questão de Justiça. A mostra, que é permanente no Memorial, busca despertar nos visitantes o interesse pelo Direito através da análise de fotografias, vídeos e textos que retratam o acesso à Justiça a partir do contato com processos judiciais relativos à escravidão, capoeira e cangaço.

......................................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Fonte: Afreaka e Bonecas Abayomi