Notícias

Voltar

Memorial da Justiça recebe visita de alunos de curso de inglês

 
Estudantes conheceram a exposição "Uma  Questão de Justiça – Escravidão, capoeira e cangaço"
 
 
O Memorial da Justiça recebeu alunos do curso de inglês CNA, unidade do Cabo de Santo Agostinho, na última quarta-feira (27/1). O grupo, constituído por crianças e adultos, assistiu ao vídeo institucional sobre o Memorial e, depois, dividiu-se em atividades conforme a faixa etária dos participantes. As atividades desenvolvidas relacionaram-se com os temas abordados pela exposição de longa duração do Memorial, "Uma Questão de Justiça – Escravidão, capoeira e cangaço".  
 
As crianças participaram do "Jogo do Patrimônio 2.0". O Núcleo Educativo do Memorial trabalhou o conceito de patrimônio com o grupo antes de dividi-lo em duas equipes para a disputa. Um dado gigante era jogado para definir o avanço do representante de cada equipe nas diversas casas do tabuleiro traçado no chão. Algumas dessas casas traziam "desafios", levando a equipe a discutir e criar dramatizações sobre os temas propostos – a imagem da Themis ou a frase "fez justiça com as próprias mãos", por exemplo.
 
Os alunos mais velhos, por sua vez, participaram do jogo "Fica Dica". Nele, os integrantes de cada equipe sorteiam questões compostas por 10 dicas que levam a uma resposta – "negociante de escravos", "Rio de Janeiro" ou "Lei Euzébio de Queiroz". Vence a equipe que acerta mais respostas a partir de um número menor de dicas.
 
 
 
Grupo interagiu com peças de vestuário, acessórios e instrumentos musicais do acervo da mostra
 
 
Depois dos jogos e de uma parada para o lanche, todos voltaram a se reunir para conhecer a exposição por meio do vídeo que destaca processos do acervo do Memorial relativo a escravidão, capoeira e cangaço, além da interação lúdica com peças de vestuário, acessórios e instrumentos musicais que compõem a mostra. Houve explicações da equipe do Memorial e os professores do CNA procuraram trabalhar o vocabulário dos alunos discutindo os temas propostos em inglês.
 
A diretora da unidade do CNA no Cabo, Cláudia Carrera, explicou que a visita se insere nas atividades que o curso está desenvolvendo durante as férias: aulas temáticas que mantêm os alunos em contato com o idioma e o CNA Cultural, com uma proposta voltada para o conhecimento de nossa cultura e a vivência do inglês fora da sala de aula. Mônica Pádua, gestora do Memorial, disse que, tendo em vista a resposta positiva obtida, a intenção é expandir essa ação para as demais unidades do CNA na Região Metropolitana e para outros cursos de idiomas. 
 
.............................................................................................................................................................
 
Texto: Anna Santoro | Memorial da Justiça de Pernambuco
 
Fotos: Carlos Alberto Vilarinho do Amaral | Memorial da Justiça de Pernambuco