Últimas Notícias em destaque

Voltar

Memorial de Justiça promove exposição sobre direitos dos autistas no Alto Santa Terezinha

Biblioteca com participantes de atividade sobre autismo sentados em círculo
Abertura da exposição também contou com debate sobre autismo
 
O Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com o grupo Super Mães, abriu a exposição "Transtorno do Espectro Autista (TEA): conscientizar e garantir o cumprimento das leis é preciso!" nessa terça-feira (26/7). A ação fica aberta ao público até 15 de agosto na sede do Centro Comunitário da Paz (ComPaz) Eduardo Campos, espaço localizado no Alto Santa Terezinha, no Recife. 
 
A mostra itinerante é composta por 16 banners, que ilustram em fotos a interação das mães com os seus filhos autistas. Na programação, também estão previstas quatro oficinas sobre leis, demandas e contextualização a respeito do autismo, direcionadas a crianças por faixa etária e para os pais de filhos com TEA. Essas atividades ocorrem de 2 a 5 de agosto, a partir das 14h30, no ComPaz Eduardo Campos.
 
"O Memorial capacitou o grupo e os profissionais do ComPaz, por meio de nosso Núcleo Pedagógico, para apresentar a exposição de forma técnica e adequada a cada público. Nosso objetivo é aproximar o Judiciário do cidadão, da comunidade, uma das missões principais da gestão do desembargador Leopoldo Raposo", explicou a chefe do Memorial, Mônica Pádua. 
 
O evento teve início com a recepção de boas-vindas da bibliotecária do ComPaz, Ana Sobral, e com uma palestra motivacional de Carolina Aleixo, uma das integrantes do Super Mães. O grupo surgiu através das redes sociais e conta hoje com 180 mães de crianças e jovens autistas.  
 
Tereza Miranda, mãe de Maria Júlia, 9 anos, e também integrante do Super Mães, enfatiza a importância de que a sociedade conheça mais sobre a TEA, já que é uma síndrome que não apresenta fenotipia – aspecto físico diferenciado – ao contrário de outras como a de Down, por exemplo. "Por conta dessa aparente invisibilidade, o autista é confundindo com crianças mimadas, o que já gerou constrangimentos a Julia e a mim como mãe."
 
Advogado Rodrigo Araújo observa banner com foto de mãe e filha autista
Advogado e contador Rodrigo Araújo foi um dos participantes do encontro
 
Depoimento – O advogado e contador Rodrigo Araújo, morador de Olinda, abriu mão de sua rotina diária de trabalho para conferir a exposição ao tomar conhecimento da iniciativa no texto "Ação de conscientização sobre autismo", publicado no site do TJPE. Ele é pai de dois filhos, e um deles, Luiz Felipe, de três anos, possui TEA. "Interessei-me de imediato pela exposição, pois os direitos dos autistas em relação a tratamento especializados de saúde, educação e de cidadania seguem ignorados pela sociedade. O maior temor que tenho na vida é que Luiz Felipe tenha um futuro de desamparo e abandono social, quando eu e minha esposa não estivermos mais aqui. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para aumentar o nível de conhecimento dos direitos deles (autistas)", relata. 
 
O desconhecimento sobre o transtorno autista, além de fomentar o preconceito, é a causa de o advogado ter reclamado recentemente na Justiça em relação a reembolsos integrais de serviços à empresa de plano de saúde. O pedido segue assegurado por liminar. Segundo Rodrigo Araújo, atualmente, seus gastos com a saúde do filho incluem tratamento com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagoga e neuropediatra com especialização em método ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), disponível apenas na cidade de São Paulo. 
 
Serviço
 
Exposição "Transtorno do Espectro Autista (TEA): conscientizar e garantir o cumprimento das leis é preciso"
 
Período da exposição: até 15 de agosto, de 8h às 18h
 
Perído das oficinas: de 2 a 5 de agosto, às 14h30
 
Debate de encerramento: 15 de agosto, às 14h30
 
Local: ComPaz Eduardo Campos – Biblioteca Afrânio Godoy
 
Endereço: Avenida Aníbal Benévolo, s/n, bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife
 
Informações: (81) 33557953
...........................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira