Notícia Destaque

Voltar

Memorial do TJPE integra roteiro de visita à história da Justiça

Com o roteiro "Memórias de Pernambuco: direitos e Justiça", o projeto "Olha! Recife Inclusivo", desenvolvido pela Prefeitura do Recife conta com a parceria neste mês do Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Por meio da iniciativa, pessoas portadoras de necessidades especiais podem participar dos passeios pela cidade com toda a infraestrutura de transporte voltada à acessibilidade. O local de partida é a Praça do Derby, ao lado do Banco Bradesco, às 13h, no dia 24/9. O primeiro espaço do roteiro a ser visitado é o Memorial da Justiça, que traz inovações importantes na questão da inclusão com mapas e maquetes táteis.
 
No Memorial, os visitantes poderão ter acesso ao projeto "Do Concreto ao Sensorial", voltado a facilitar o acesso de pessoas cegas, com baixa visão ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao patrimônio arquitetônico do museu. A iniciativa disponibiliza três maquetes táteis – com descrições em braile – do edifício onde foi instalado o museu, na antiga Estação Ferroviária do Brum. As peças possibilitam as pessoas com deficiência a compreensão da arquitetura do prédio.
 
Os participantes da iniciativa também poderão conhecer a exposição permanente e interativa do museu "Uma Questão de Justiça", que busca despertar o interesse pelo Direito através da análise de fotografias, vídeos e textos. A interatividade é a grande marca da mostra. Objetos e vestimentas relacionados a escravos, capoeiristas e cangaceiros estão expostos. O visitante pode tocar nas vestimentas, experimentá-las e conferir a produção nos espelhos.
 
Em seguida, os visitantes seguirão para a Casa da Cultura, onde será apresentada parte da história dos direitos e Justiça do Estado, retornando ao Derby, às 17h. Para participar do passeio, os interessados podem se inscrever por meio do contato 3355-8605, na quinta-feira (22/9), a partir das 9h
 
A coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial de Justiça de Pernambuco, Gabriela Severien, destacou a importância da parceria com a Prefeitura do Recife em iniciativas que permitem a inclusão de portadores de necessidades especiais em atividades culturais e comuns do dia a dia. "Esperamos fazer cada vez mais esse tipo de parceria com outras instituições e poderes para poder atender um número maior de pessoas", observou.
 
Espaço – O Memorial da Justiça é o centro de documentação e o espaço cultural do Poder Judiciário pernambucano. Ele funciona no prédio da antiga Estação Ferroviária do Brum, no centro do Recife. Além de exposições, o local disponibiliza o acervo à pesquisa. O museu é dividido nos setores Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca.
 
Projeto – O " Olha! Recife" leva recifenses e visitantes para conhecer os atrativos e paisagens da cidade em roteiros gratuitos. Para o passeio inclusivo são disponibilizados micro-ônibus e vans adaptadas. 
.......................................................................................
Texto:  Ivone Veloso  | Ascom TJPE