Notícias Notícias

Voltar

Município de Lajedo ganha nova Vara Judicial


 
A cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, conta agora com a 2ª Vara da Comarca. A unidade, que vai funcionar no Fórum José Firmino Burgos, localizado na rua José Múcio Monteiro, s/n, no Centro da cidade, foi instalada na última sexta-feira (1º/10). A partir desta semana, Lajedo começa a receber os processos da comarca de Calçado. A medida faz parte do Plano de Agregação de comarcas, de acordo com o Ato GP nº 864/2021. Com a nova unidade, o objetivo é garantir agilidade à tramitação das ações.

A cerimônia de instalação contou com a presença do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Eurico de Barros, representando o presidente do órgão judiciário estadual, desembargador Fernando Cerqueira. O desembargador Eurico de Barros disse estar muito feliz em voltar à região onde atuou como juiz, nos anos noventa, num momento crucial para os moradores, em que se faz urgente a instalação desta 2ª Vara no município

"Atualmente, tramitam cerca de quatro mil e quinhentos processos no Fórum de Lajedo. E essa demanda tende a crescer com a agregação da comarca do município de Calçado. Por isso, eu tenho a feliz missão de anunciar que, muito em breve, estaremos abrindo concurso público para juiz e esperamos garantir mais eficiência e celeridade ao andamento dos processos", afirmou o magistrado.

O juiz Paulo Ricardo Cassaro espera que, a partir de agora, as dificuldades enfrentadas para atender às demandas da região sejam coisas do passado. "Este evento é um marco temporal. Hoje, começa uma nova era. A presença do Tribunal de Justiça de Pernambuco aqui, na pessoa do desembargador Eurico, meu professor e amigo, é motivo de honra, alegria e renovação da esperança num futuro mais próspero e digno para a população de Lajedo. O TJPE sempre buscou atender as nossas necessidades físicas e estruturais, a exemplo da renovação do Fórum e da recente inauguração (em 2019) desta sala do Tribunal do Júri, onde agora nos reunimos", disse ele.

Presente também à solenidade de instalação da nova unidade, o padre Everaldo José de Oliveira - Vigário da Paróquia de Santo Antônio de Lajedo - realizou a benção do novo espaço. O religioso agradeceu a chegada de mais uma vara ao município de Lajedo e desejou boa sorte, paz e sucesso para garantir a boa prestação jurisdicional à população.

Des. Eurico entrega livro sobre o Judiciário pernambucano ao juiz
Obra retrata a história do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Ao final da cerimônia, o desembargador Eurico de Barros presenteou os moradores de Lajedo com o livro Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 Anos de História, Volume 1 - Tribunal da Relação (1821-1892). "Entrego este singelo presente ao ilustre juiz Paulo Cassaro, titular das Comarcas de Lajedo e de Jupi, este exemplar do nosso livro alusivo aos 200 anos de criação do Judiciário Pernambucano, a fim de que este conteúdo de valor histórico inestimável fique disponível para a consulta de todo e qualquer cidadão".

Mesa de honra - Compuseram a mesa de honra do evento, o desembargador Eurico de Barros, o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas; o juiz Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, titular das Comarcas de Lajedo (1ª e 2ª Varas) e de Jupi; o diretor do Fórum da Comarca de Garanhuns juiz Francisco Milton Araújo Jr;  o presidente da Câmara Municipal de Lajedo, o vereador Flaviano Quintino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil /Sub Seccional Garanhuns (OAB/PE), Jorge Wellington Lima de Matos; o defensor público de Lajedo,  Danilo Vital de Oliveira; o tenente-coronel Paulo Roberto Rodrigues de Albuquerque, comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco e o padre Everaldo José de Oliveira - Vigário da Paróquia de Santo Antônio de Lajedo.

Presentes - Também integraram a comitiva do TJPE, o Secretário de Administração, Francisco Abreu; o diretor de Infraestrutura, Sebastião Gondim; e o secretário Judiciário, Carlos Gonçalves.

................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Anna Lemos | K9 Produções e eventos