Notícias

Voltar

No TJPE, Semana Nacional da Conciliação resulta em mais de R$ 23 milhões em acordos

Pessoas participam de conciliação

Mediações foram realizadas em mais de 400 unidades do TJPE

Em Pernambuco, a 12ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio dos tribunais do Brasil, superou a expectativa em números de audiências agendadas, conciliações realizadas e somatório dos valores acordados. Segundo estatísticas do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), órgão responsável pela organização do evento no Estado, nos cinco dias do esforço concentrado – realizado entre 27 de novembro e 1º de dezembro –, o índice de acordos atingiu a marca de 48% entre as 8.094 audiências realizadas, totalizando 3.902 ações encerradas por meio de conciliação. Os acordos resultaram no valor final de R$ 23.555.144,41.

No último dia do evento, a Semana foi encerrada solenemente, no Hall Monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, pelo coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões. Em sua fala, agradeceu à equipe do Núcleo, à Procuradoria do Estado, a outros órgãos públicos participantes, aos 400 juízes que aderiram à mobilização, aos servidores e ao presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, por ter colocado “o investimento na conciliação como a principal diretriz de sua gestão até por ser um grande estudioso do tema”.

O desembargador também parabenizou os juízes que coordenaram as políticas de conciliação e mediação na Justiça anteriormente a sua gestão no Nupemec TJPE, Ruy Patu e Karina Aragão. Segundo o desembargador Erik Simões, eles convenceram a sociedade que “na conciliação, além da resolução do problema, as relações se reconstroem”. O coordenador-adjunto do Núcleo, juiz Breno Duarte, também parabenizou os juízes Ruy e Karina, e agradeceu a todos que organizaram a Semana 2017.

Público aguarda atendimento

Público aguarda atendimento no Hall Monumental do Fórum do Recife

Para o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, os resultados alcançados durante a Semana da Conciliação e nas demais atividades do Nupemec em Pernambuco representam um avanço dentro e fora do Judiciário. “Pernambuco e o TJPE acreditam na mediação de conflitos como forma de busca da pacificação social. Através dos acordos, a Justiça também é construída pelas partes e pelos operadores do Direito com o apoio de magistrados e servidores. Todos estão de parabéns pelo empenho, pela dedicação e pelo excelente trabalho desenvolvido e certos de que ainda temos muito a oferecer nesse campo”, declarou o magistrado.

Dívidas – A juíza que coordena o Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (ProEndividados) Fernanda Chuahy, destacou o crescimento do índice de conciliações em um contexto de crise econômica e também parabenizou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, e o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões. De acordo com a magistrada, o mérito deles é que consolidaram como atividades permanentes a mediação e a conciliação no Judiciário de Pernambuco. Por fim, agradeceu aos órgãos públicos, servidores e voluntários que atuaram nas audiências realizadas.

Artistas fazem apresentação

Semana da Conciliação também contou com apresentações teatrais

Arte e educação – O espetáculo Justiça EnCena, apresentado pelo grupo de teatro do TJPE Trupe do Faz e Conta, apresentou-se ao final dos discursos das autoridades. Os quatro atores, servidores da Justiça estadual, foram bastante aplaudidos ao discorrerem sobre a história da instalação do Tribunal de Justiça em 1822 até sua evolução nos dias atuais. O grupo teatral é dirigido pela atriz, poetisa e relações públicas, lotada na Assessoria de Cerimonial do TJPE, Sônia Bierbarb. Ela homenageou o primeiro diretor do grupo, que voltou às atividades em 2017 após 16 anos, o servidor Sandro Passos, presente no evento.

...............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira