Notícias Notícias

Voltar

Nota de Pesar pelo falecimento do jornalista Joezil Barros - assessor de Comunicação do TJPE

Imagem mostra o jornalista Joezil Barros, de 84 anos, que faleceu em razão de falência múltipla de órgãos

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comunica, com profundo pesar, o falecimento do assessor de Comunicação Social da Instituição, o jornalista Joezil dos Anjos Barros, aos 84 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, consequência de um câncer de pulmão. Joezil Barros estava afastado de suas funções no TJPE para realização do tratamento contra o câncer e estava internado desde o dia 30 de novembro deste ano no Hospital Memorial São José. A cerimônia fúnebre ocorrerá às 17h no cemitério Morada da Paz, em Paulista, restrita a familiares e amigos. A cremação será realizada às 18h. 

Joezil Barros era pai dos jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros. Ele deixa a esposa, Neide Maria Pereira Barros, quatro netos e cinco bisnetos. 

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, ressaltou que Joezil, aos 84 anos, se mantinha disponível, ativo e disposto a aprender todos os dias, coordenando brilhantemente a equipe de jornalismo da Corregedoria e da Assessoria de Comunicação da Presidência. “Por quase quatro anos, este jornalista renomado prestou seus caros serviços à Justiça, nos auxiliando com a sua perspicácia, com sua conduta ética, profissional e gentil, a divulgar as ações do Judiciário para a sociedade. Mais do que um grande nome do jornalismo, Joezil sempre foi um amigo inestimável, atencioso e bem-humorado, que humildemente aceitou o convite para integrar a nossa gestão e colaborar com sua larga experiência”, destacou o magistrado.

Formado em Relações Públicas e Direito, pela Escola Superior de Relações Públicas e Faculdade de Direito de Olinda, iniciou sua atividade profissional como jornalista em 1956. Atuou primeiro no antigo Jornal Pequeno, já extinto, e depois, no Diário de Pernambuco até 2015, onde foi, sucessivamente, revisor, repórter, diretor comercial, superintendente, diretor executivo e presidente dessa empresa e da Rádio Clube de Pernambuco. 

Em 1992 foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, quando foi eleito também presidente da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses mesmos Estados. 

De 1985 a 1990 foi Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe). 

Nos anos de de 2018 e 2019, Joezil Barros foi assessor de Comunicação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco. Atualmente, atuava como assessor de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde o início da gestão do desembargador Fernando Cerqueira, em fevereiro de 2020.