Últimas Notícias em destaque

Voltar

Novo Fórum de Serra Talhada impulsiona polo jurídico no Sertão

 
Prédio, localizado no bairro da Cohab, foi inaugurado na última terça-feira (26/1) pelo presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves
 
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, entregou esta semana à população de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o novo fórum da comarca, que tem capacidade para atender às necessidades do Judiciário pelos próximos anos. É o início de um novo polo jurídico na região, que ainda deve abrigar prédios do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados. A inauguração, nesta terça-feira (26/1), reuniu autoridades, que conheceram o prédio localizado na Rua Cabo Joaquim da Mata, bairro da Cohab.
 
Erguido em terreno de quase 10 mil m² doado pela Prefeitura de Serra Talhada, o Fórum abrigará, inicialmente, as três Varas Cíveis, uma Vara Criminal e uma da Infância e Juventude que já funcionam no município, além de Juizado Especial Cível, Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Central de Cartas de Ordem Precatória e Rogatória. O auditório comporta 151 pessoas, e o salão do júri, 135. No total, o prédio pode sediar até 17 unidades judiciais.
 
Segundo o presidente Frederico Neves, a obra cumpre o objetivo primeiro de oferecer estrutura para uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente. "Quando assumi a Presidência do Tribunal, há quase dois anos, firmei o compromisso de aproximar o Poder Judiciário da cidadania. Todas as ações desenvolvidas neste biênio foram pensadas com foco nessa premissa. Por isso estamos extremamente felizes fazer-nos presentes nesta inauguração. Não apenas proporcionaremos conforto aos juízes e servidores, advogados e membros do Ministério Público e Defensoria Pública. Mais do que isso: o objetivo preponderante é o de atender às necessidades do cidadão de Serra Talhada, destinatário final dos serviços jurisdicionais", sublinhou.
 
 
 
Segundo Frederico Neves, novas instalações têm o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e uma prestação jurisdicional mais célere à população
 
 
Para o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, o município caminha para se consolidar como poli jurídico de excelência na região, que já conta com Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho, além das unidades do Poder Judiciário de Pernambuco. "Nunca pestanejamos em realizar a doação deste terreno, prontamente acatada pela Câmara Municipal, pois temos a convicção de que uma premente harmonia entre os entes públicos promove justiça social. Em decorrência da crescente demanda, a entrega do fórum veio em hora mais que oportuna", discursou o prefeito, que garantiu a realização de obras de urbanização no entorno do fórum.
 
O corregedor geral de Justiça eleito para o biênio 2016/2017, desembargador Roberto Ferreira Lins, destacou que o novo fórum é motivo de orgulho para o povo de Serra Talhada. "Esta obra traz dignidade aos magistrados, serventuários da Justiça, advogados e demais operadores do direito", afirmou. O juiz diretor do Foro de Serra Talhada, Marcus César Sarmento Gadelha, classificou a entrega do fórum de marco na história da cidade. "A gestão do desembargador Frederico Neves tem dado exemplo de como fazer uma magistratura forte e voltada aos interesses do povo pernambucano, mesmo em um momento de dificuldade econômica como é o atual. Esta obra garante ao povo sertanejo um fórum com estrutura para os próximos anos", frisou o magistrado.
 
Também estiveram presentes à solenidade o desembargador Fausto Campos, o deputado estadual Augusto César, o presidente da subseccional da OAB no município, Esteferson Nogueira, o defensor público José Antônio Fonseca de Melo, o subcomandante da PM no Sertão, coronel Glauber, e a juíza de Triunfo, Alessandra Loose. A Filarmônica Vilabelense executou os hinos Nacional e da cidade durante a cerimônia.
 
.....................................................................................................
 
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE