Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Novo Fórum de Serra Talhada impulsiona polo jurídico no Sertão

 
Prédio, localizado no bairro da Cohab, foi inaugurado na última terça-feira (26/1) pelo presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves
 
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, entregou esta semana à população de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o novo fórum da comarca, que tem capacidade para atender às necessidades do Judiciário pelos próximos anos. É o início de um novo polo jurídico na região, que ainda deve abrigar prédios do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados. A inauguração, nesta terça-feira (26/1), reuniu autoridades, que conheceram o prédio localizado na Rua Cabo Joaquim da Mata, bairro da Cohab.
 
Erguido em terreno de quase 10 mil m² doado pela Prefeitura de Serra Talhada, o Fórum abrigará, inicialmente, as três Varas Cíveis, uma Vara Criminal e uma da Infância e Juventude que já funcionam no município, além de Juizado Especial Cível, Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Central de Cartas de Ordem Precatória e Rogatória. O auditório comporta 151 pessoas, e o salão do júri, 135. No total, o prédio pode sediar até 17 unidades judiciais.
 
Segundo o presidente Frederico Neves, a obra cumpre o objetivo primeiro de oferecer estrutura para uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente. "Quando assumi a Presidência do Tribunal, há quase dois anos, firmei o compromisso de aproximar o Poder Judiciário da cidadania. Todas as ações desenvolvidas neste biênio foram pensadas com foco nessa premissa. Por isso estamos extremamente felizes fazer-nos presentes nesta inauguração. Não apenas proporcionaremos conforto aos juízes e servidores, advogados e membros do Ministério Público e Defensoria Pública. Mais do que isso: o objetivo preponderante é o de atender às necessidades do cidadão de Serra Talhada, destinatário final dos serviços jurisdicionais", sublinhou.
 
 
 
Segundo Frederico Neves, novas instalações têm o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e uma prestação jurisdicional mais célere à população
 
 
Para o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, o município caminha para se consolidar como poli jurídico de excelência na região, que já conta com Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho, além das unidades do Poder Judiciário de Pernambuco. "Nunca pestanejamos em realizar a doação deste terreno, prontamente acatada pela Câmara Municipal, pois temos a convicção de que uma premente harmonia entre os entes públicos promove justiça social. Em decorrência da crescente demanda, a entrega do fórum veio em hora mais que oportuna", discursou o prefeito, que garantiu a realização de obras de urbanização no entorno do fórum.
 
O corregedor geral de Justiça eleito para o biênio 2016/2017, desembargador Roberto Ferreira Lins, destacou que o novo fórum é motivo de orgulho para o povo de Serra Talhada. "Esta obra traz dignidade aos magistrados, serventuários da Justiça, advogados e demais operadores do direito", afirmou. O juiz diretor do Foro de Serra Talhada, Marcus César Sarmento Gadelha, classificou a entrega do fórum de marco na história da cidade. "A gestão do desembargador Frederico Neves tem dado exemplo de como fazer uma magistratura forte e voltada aos interesses do povo pernambucano, mesmo em um momento de dificuldade econômica como é o atual. Esta obra garante ao povo sertanejo um fórum com estrutura para os próximos anos", frisou o magistrado.
 
Também estiveram presentes à solenidade o desembargador Fausto Campos, o deputado estadual Augusto César, o presidente da subseccional da OAB no município, Esteferson Nogueira, o defensor público José Antônio Fonseca de Melo, o subcomandante da PM no Sertão, coronel Glauber, e a juíza de Triunfo, Alessandra Loose. A Filarmônica Vilabelense executou os hinos Nacional e da cidade durante a cerimônia.
 
.....................................................................................................
 
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE