Notícias

Voltar

Novos desembargadores tomam posse solene no TJPE

 
Desembargadores Humberto Vasconcelos, Waldemir Tavares, José Viana Ulisses Filho e Márcio Aguiar atuam na Câmara Regional do TJPE, sediada em Caruaru
 
 
Os novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Humberto Vasconcelos Júnior, José Viana Ulisses Filho, Márcio Fernando de Aguiar e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, tomaram posse em sessão solene realizada nesta quinta-feira (13/8), no Salão de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça. Presidida pelo chefe do Judiciário estadual, desembargador Frederico Neves, a cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado, Raul Henry, de magistrados, servidores, amigos e familiares dos empossados.
 
Os desembargadores José Viana Ulisses Filho e Márcio Fernando de Aguiar ingressaram no Tribunal pelo critério de antiguidade e o magistrado Humberto Vasconcelos Júnior foi eleito pelo critério de merecimento. Já Waldemir Tavares de Albuquerque Filho foi escolhido para ocupar o cargo de desembargador através das vagas destinadas ao Quinto Constitucional. Integrando a lista tríplice composta pelo TJPE com os nomes indicados pelo Ministério Público de Pernambuco, o então procurador Waldemir Tavares foi escolhido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Os quatro novos desembargadores atuam na 1ª Câmara Regional, sediada em Caruaru.
 
O presidente Frederico Neves ressaltou a honra de receber os novos desembargadores na Corte. "Sei das dificuldades enfrentadas pelos magistrados no exercício de seu trabalho. Não é fácil exercer essa função, mas estou convencido de que os novos desembargadores estão alinhados com a missão de bem servir à população com humildade e compromisso com o povo pernambucano", afirmou.
 
A abertura da cerimônia foi realizada pelo desembargador Frederico Neves, que pediu aos desembargadores Ricardo Paes Barreto e Eudes dos Prazeres para acompanhar os magistrados em sua entrada na sala de sessões. Em seguida, os magistrados prestaram o compromisso regimental de posse.
 
O discurso de saudação dos novos magistrados foi feito pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, que fez uma breve apresentação dos magistrados, elencando características em comum entre eles. "Posso afirmar que são pessoas honradas, humildes e comprometidas com os seus propósitos e convicções de moral e justiça. Tenho certeza de que os novos desembargadores trabalharão voltados para atender os anseios da população, priorizando o julgamento ético", afirmou. 
 
 
Solenidade integrou programação comemorativa do aniversário de 193 anos do TJPE
 
 
Humberto Vasconcelos – Em 1990, Humberto Vasconcelos ingressou na magistratura estadual. Iniciou a carreira na comarca de Tacaratu e foi ainda juiz de Feira Nova, Carpina, Paudalho, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro e Lagoa de Itaenga antes de ser promovido para a Capital. Atualmente é Juiz Titular da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição Judiciária do Recife. É Professor da Escola Superior da Magistratura e membro titular da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja). De 2008 a 2012 dirigiu o Foro da Capital. Também presidiu o Fórum Nacional de Justiça Juvenil (Fonajuv) entre 2009 e 2013. No biênio 2006/2008, foi Coordenador da Infância e Juventude do TJPE.
 
José Viana Ulisses Filho  Natural de Olinda, José Viana Ulisses Filho, 59 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1980. Em 1985, através de concurso público, ingressou na magistratura pernambucana, sendo nomeado no mês de outubro daquele ano como juiz titular da comarca de Lajedo. Como juiz, José Viana Ulisses Filho também atuou nas comarcas de Bom Jardim e Nazaré da Mata, ambas de 2ª entrância. Na Capital, atuou como juiz titular da 7ª Vara da Fazenda Pública do Recife desde 2006. O magistrado também exerceu jurisdição no Colégio Recursal dos Juizados Especiais da Capital e foi desembargador substituto na terceira câmara de direito público do TJPE, no período de setembro de 2014 até o mês de junho de 2015, quando foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal pelo critério de antiguidade.
 
Márcio Aguiar – Prestes a completar 30 anos na magistratura, em junho deste ano, Márcio Aguiar iniciou a carreira no TJPE como juiz substituto da Comarca de Rio Formoso. Atuou também em Camaragibe, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, além de Fernando de Noronha. Desde 1997, era juiz titular da 4ª Vara de Sucessões e Registros Públicos da Capital. Passou a desempenhar a função de desembargador substituto do TJPE a partir de 1999, e em 2013 exerceu a função de desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
 
Waldemir Tavares – Nascido no Recife, Waldemir Tavares de Albuquerque, 41 anos, formou-se no ano de 1996, em Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ingressou no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em 1999. Atuou nas Promotorias de Ouricuri, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, São Lourenço da Mata, Jaboatão e Recife. Exerceu os cargos de coordenador da Assessoria Técnica em Matéria Criminal, coordenador do Caop de Fundações e Entidades Assistenciais, coordenador de gabinete do procurador geral de Justiça e Chefe de Gabinete.
 
............................................................................................................
 
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira