Notícias

Voltar

Nupemec TJPE promove primeiro casamento coletivo da Casa de Justiça e Cidadania do Bongi

Casal trocando alianças

O Núcleo Permanente de Resolução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai promover, nesta quarta-feira (6/12), um casamento coletivo para 12 casais. O evento será realizado a partir das 10h, na Casa de Justiça e Cidadania (CJC) do Bongi, localizada na Rua Acajutiba, 43, bairro do Bongi, Recife.  A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe).

A união civil será celebrada pelo juiz da 7ª Vara de Família do Recife, Paulo Romero de Sá Araújo. Para o magistrado, que é juiz do TJPE há 34 anos, a iniciativa é um modo de prestigiar o jurisdicionado e de promover uma justiça cidadã. “Sinto muita satisfação em realizar mais um casamento coletivo. E só tenho a elogiar o trabalho social que é realizado pelas Casas de Justiça e Cidadania do Tribunal”, afirmou.

As inscrições para o casamento coletivo foram realizadas até o dia 30 de outubro. Para efetuá-las, os interessados procuraram a unidade da CJC do Bongi, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento ou divórcio e duas testemunhas.

A gerente de Apoio e Desenvolvimento às Casas da Justiça e Cidadania do Judiciário pernambucano, Djanira Carneiro da Cunha, informa que esta é a primeira edição do casamento coletivo na unidade do Bongi. “Com esta ação, a Casa da Justiça cumpre o seu papel social, facilitando o acesso da cidadania à comunidade”, disse.

Casamentos no Coque

O Nupemec também prepara-se para promover um casamento coletivo da Casa de Justiça e Cidadania do Coque, no dia 19 de dezembro. O evento será realizado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, Ilha Joaba Bezerra, no Recife, também a partir das 10h, e terá como celebrante a juíza da 5ª Vara da Família do Recife, Wilka Vilela. A ação tem já conta com a inscrição de 80 casais.

Casa de Justiça - Prevista no artigo 15 da Resolução 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania (CJC) é uma unidade multifuncional que visa a promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. Além da unidade do Bongi, a CJC também possui sedes na comunidade do Coque e no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Olinda (Focca), no bairro do Carmo.
 
Serviço
 
Evento: Casamento coletivo na Casa de Justiça e Cidadania do Bongi

Data: quarta-feira (6/12)
Hora: a partir das 10h
Local: Casa de Justiça e Cidadania do Bongi
Endereço: Rua Acajutiba, 43, Bongi, Recife-PE

 .............................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE