Notícias Notícias

Voltar

Ouricuri passa a contar com Vara Criminal

A Comarca de Ouricuri agora conta com uma Vara Criminal. A instalação da unidade aconteceu na última quarta-feira (20/10) com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira. Além de receber uma nova Vara, o prédio que abriga o Fórum Josué Custódio de Albuquerque também passou por reformas estruturais, com recuperação de colunas, janelas, troca de portas e pintura do espaço. 

Também participaram da solenidade de instalação da unidade o juiz auxiliar da Corregedoria Gleydson Pinheiro, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo; o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos; o juiz instalador da Vara, Reinaldo Paixão; e o promotor de Justiça Manoel Dias, representando o Ministério Público de Pernambuco. A nova unidade já conta com o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) implantado. 

“Esse dia é extremamente importante para esta cidade, esta comarca. A Vara Criminal foi criada desde 2010 e agora em 2021, o presidente está instalando, dando um presente para a sociedade, permitindo que não só os processos criminais tenham um andamento mais célere, como as demais varas possam ter um fluxo melhor em seus processos”, avaliou o juiz Reinaldo Paixão. O diretor do Foro de Ouricuri, Eduardo das Neves, não participou do evento por questões de saúde, mas mandou uma mensagem agradecendo a instalação da nova unidade e a reforma do prédio. 

O prefeito de Ouricuri, Ricardo Soares Ramos, destacou a importância da nova vara para a sociedade. “Essa vara vai beneficiar não só o povo da de Ouricuri, mas de toda a Região do Araripe, Santa Cruz e Santa Filomena”, ressaltou. 

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, relembrou sua história e sua passagem por Ouricuri, enfatizando a relevância da instalação da unidade judiciária. “Esta é uma comarca grande, de 2ª entrância, uma comarca importantíssima. A cidade de Ouricuri tem uma população de mais de 60 mil habitantes. Tem um movimento forense bastante expressivo e não pode ficar esquecida da gestão do Judiciário. A Vara Criminal já recebe mais de 4 mil processos e precisava ser instalada para consciência de todos de que é necessário baixar o nível de criminalidade na cidade. Então, é um dia de celebração para todos do Judiciário e do jurisdicionado”, destacou.  

As reformas estão sendo realizadas pelas Diretorias de Engenharia e Arquitetura e de Infraestrutura do TJPE. Também acompanharam a inauguração o diretor geral em exercício do TJPE, Marcel Lima, o secretário de Administração, Francisco Abreu, o diretor de Infraestrutura do Tribunal, Sebastião Gondim, e o chefe da Assessoria Policial, Fabiano Luna.

.............................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Fotos: k9 Produções e Eventos