Notícias Notícias

Voltar

Ouvidoria Geral da Justiça pernambucana celebra 23 anos de atuação nesta sexta-feira (1/10)

Nesta sexta-feira (1/10), a Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) completa 23 anos de atuação, com a missão de fortalecer o relacionamento do Poder Judiciário estadual com a sociedade e com o próprio público interno da instituição. O órgão chega a esta data com o total de 8.988 atendimentos de janeiro a agosto deste ano. Deste número, destacam-se 8.736 solicitações concluídas pelo setor. O percentual de taxa de conclusão das demandas recebidas no período alcançou o índice de 97,19%.

A Ouvidoria Geral do Poder Judiciário pernambucano atende presencialmente, das 8h às 14h; e pelo telefone 159, no horário das 8h às 17h. Também há a opção de recorrer ao site do TJPE e preencher o formulário on-line: https://www.tjpe.jus.br/web/ouvidoria/fale-com-o-tjpe. No Setor, as manifestações são recebidas e classificadas em pedidos de agilização; informação; reclamação; solicitação; pedido fundamentados na Lei de Acesso à Informação; elogio; denúncia e sugestão.

Atendimentos via WhatsApp - Em outubro de 2020, a Ouvidoria Geral do TJPE passou a atender a população pelo aplicativo WhatsApp. Observando uma ampla adesão dos usuários, especialmente no contexto da crise epidemiológica da Covid-19, o canal de atendimento ganhou uma rápida relevância, já que passou a simplificar, ampliar e democratizar o acesso à instituição. De outubro de 2020, até julho deste ano, por exemplo, a Ouvidoria realizou 2.423 atendimentos através do Whatsapp, dos quais 2.073 (86%) foram solucionados imediatamente, por se tratarem de solicitações de informações simples; e 350 (14%) foram encaminhados para registro no sistema e tratamento.

Info OG - Para auxiliar os públicos interno e externo a lidar com o grande número de atos normativos editados em meio à crise sanitária da Covid-19, a Ouvidoria do TJPE também desenvolveu o INFO OG. O projeto, que reúne em um informativo os atos normativos mais relevantes editados pelo Poder Judiciário de Pernambuco, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Estado de Pernambuco e da União. Para acessar, clique AQUI. http://www.tjpe.jus.br/web/coronavirus/atos-normativos-covid19
A Ouvidoria da Justiça de Pernambuco  

A Ouvidoria da Justiça de Pernambuco  

Criada em 1998, a Ouvidoria Geral do TJPE tem como objetivo ampliar a participação dos cidadãos na avaliação e fiscalização do Judiciário, informando à população os resultados de medidas tomadas, e garantindo assim transparência a respeito das ações da Justiça Estadual, além de promover um processo educativo através do qual o cidadão possa conhecer seus direitos e deveres.

O atual ouvidor geral da Justiça, desembargador Eduardo Sertório, assumiu o cargo no dia 4 de fevereiro de 2020, juntamente com o desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima, que atua como vice-ouvidor, compondo a mesa diretora do TJPE para o biênio 2020/2022.  A equipe também é composta pelos servidores Lucas Euzébio, Maria José Cavalcanti, Mônica Nunes, Renata Arruda, Flavia Maria de Castro Barbosa, Tayana Diniz, Lorena Antunes, Jéssica Santos, Charlene Cícera de Souza, Leilane Moita e Shirley Galvão.

....................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE