Notícias Notícias

Voltar

Palácio da Justiça ganha novas instalações


Presidente do TJPE, des. Fernando Cerqueira, inaugura novos ambientes no Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça ganhou novas instalações na tarde desta segunda-feira (30/11). O espaço, situado na sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), é composto por quatro ambientes: as Salas de Convivium, das Sessões, das Comissões e de Videoconferência. Anteriormente, o local era ocupado pela biblioteca, que teve o seu acervo encaminhado à biblioteca da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). 

Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre a reinvenção do Judiciário pernambucano e a importância dos ambientes corporativos. “O enfrentamento à Covid nos levou a usar a criatividade, além de potencializar recursos tecnológicos, humanos e financeiros. Tivemos que nos reinventar e rever novas formas de atuação e de prestação dos nossos serviços a quem recorre a este Poder. Todavia os espaços corporativos não se tornaram desnecessários. O isolamento social que nos foi imposto, acabou por nos trazer uma consciência maior da importância do outro e da coletividade”, afirmou o presidente ao falar sobre a Sala do Convivium.

Na sua fala, o desembargador também destacou as melhorias promovidas pelas mudanças realizadas, possibilitando às Comissões e às Câmaras do TJPE estruturas adequadas para um melhor desenvolvimento das atividades, e agradeceu a todos que contribuíram. “Só resta demonstrar minha gratidão aos que se empenharam para a realização destes projetos e aproveitar a oportunidade para conclamar a todos para seguirmos de mãos dadas por esta trilha”, disse. 

A reforma foi realizada pelas Diretorias de Engenharia e Arquitetura; e de Infraestrutura, vinculadas à Secretaria de Administração do TJPE. Confira as fotos da inauguração. 

A Sala de Convivium possui 116 m2, divididos em áreas de estar com reunião, café, recepção e café/copa. A Sala de Sessões, com capacidade de 32 lugares para público e 120 m2, conta com assentos para receber pessoas com mobilidade reduzida, obesas, além de área para cadeirantes e pessoas que utilizam cão guia para se locomover. Com 30 m2, a Sala de Comissões é composta por estações de trabalho, mesa de reunião e armários/estantes.  Já a Sala de Videoconferência dispõe de mesa de reunião para 10 lugares, Smart TV e armários/estantes nos seus 49 m2

O Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto Giacomo Palumbo e teve a colaboração de Evaristo Sá. A pedra fundamental do prédio foi lançada no dia 2 de julho de 1924 durante as comemorações do centenário da Confederação do Equador e a sua conclusão se deu em 7 de setembro de 1930.
 
.................................................. 
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: João Guilherme Peixoto | Ascom TJPE