Notícias

Voltar

Palácio da Justiça recebe exposição de peças de barro

Material fica exposto até 23 de dezembro

Magistrados, servidores e o público em geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) têm a oportunidade de conferir peças de artesanato produzidas em Tracunhaém, cidade da Zona da Mata do Estado, famosa por esculturas de barro. A exposição “Arte no Barro”, no térreo do Palácio da Justiça, segue até 23 de dezembro, das 9h às 18h. No local, estão reunidas peças de criação do artista Ailton Ferreira Brito, conhecido como Titino Brito, 58 anos, que há 44 anos produz peças e esculturas de diversos tamanhos.
 
No mostra, estão disponíveis diversas peças de decoração, entre luminárias, burrinhos com vasos de plantas, santos, anjos, presépios e mulheres grávidas. Entre elas, o artista destaca a escultura “Tráfico de Criança”, que ganhou o segundo lugar como melhor trabalho, escolhido pelo público, na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) 2012, assim como a “Mãe de Trigêmeos”, que ficou em terceiro lugar na mesma premiação, em 2011. Pela quarta vez, Titino Brito expõe suas peças no Palácio da Justiça.


 
Filho de artesã e atuante desde os 9 anos, Titino Brito está entre os 30 selecionados no concurso “Patrimônio Vivo” da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) que, até o final do ano, escolherá os seis melhores artesãos do estado. Ele já participou de mais de 20 exposições pelo País como as bienais de Pernambuco e de São Paulo. “Meu desejo é que nosso artesanato seja visto com bons olhos e obtenha cada vez mais apoio, pois divulgamos nossa cultura até a outros países”, diz Titino.

.....................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: João Guilherme | Ascom