Notícias Notícias

Voltar

Palácio do TJPE é iluminado para o Maio Verde

Palácio da Justiça iluminado na cor verde em apoio à campanha de conscientização sobre o glaucoma

Durante o mês de maio, a fachada do Palácio da Justiça ficara iluminada na cor verde. A ação acontece em apoio à campanha de conscientização e combate ao glaucoma. O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, acolheu o pedido do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aderindo à campanha “24 horas pelo glaucoma”.

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 26 de maio. A data passou a existir em 2002, com decreto do então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso. Entretanto, foi por volta de 2016 que foi difundida a ideia de conscientização para todo o mês de maio, recebendo o nome de Maio Verde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 900 mil pessoas são portadoras de glaucoma no Brasil.

O glaucoma é uma doença que causa cegueira devido ao aumento da pressão ocular. A doença, que não tem cura, só apresenta sintomas nas fases avançadas, como perda da visão periférica, perceptível quando a pessoa começa a esbarrar com frequência nas coisas. Pessoas com diabetes; alto grau de miopia; mais de 40 anos; e parentes portadores de glaucoma, são considerados grupo de risco e devem se atentar aos exames para diagnóstico em exame oftalmológico. O tratamento varia do uso de colírios para aliviar a pressão ocular, até cirurgias intraoculares. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais eficiente será o tratamento.

..............................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE