Notícias

Voltar

Palestra promove conhecimento sobre prevenção ao câncer de mama

Público assiste à palestra
A ação foi promovida pela SGP do Tribunal em parceria com a Esmape e a Acmepe

Temas envolvendo a campanha Outubro Rosa, como a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, foram abordados durante palestra aberta ao público realizada em 27 de outubro no edifício Paula Baptista, no Recife. Homens e mulheres participaram da atividade, que teve a participação da médica mastologista Luciana Limongi; e de integrantes da ONG Casa Rosa. Além das profissionais, as servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fabiana Souto Maior Lemos, da Secretaria Judiciária (Seju), e Maria do Carmo de Oliveira Barros Silva, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), contaram suas histórias de superação da doença.

A médica Luciana Limongi, que faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia, abordou assuntos como os principais fatores de risco para a doença, bem como as formas de se diminuir a probabilidade de desenvolver o câncer de mama. “Fazer atividade física e ter uma alimentação saudável ajudam a evitar o sobrepeso e, consequentemente, diminuem os fatores de risco.” Ela defendeu também a importância da propagação de informações. “É fundamental que cada mulher comece a replicar informações e conhecimento. Dessa forma, conseguiremos aumentar o número de diagnósticos precoces e mais mulheres terão chance de cura”, afirmou.

As voluntárias da ONG Casa Rosa apresentaram o trabalho de acolhimento e apoio psicossocial desenvolvido pela organização. A Casa Rosa é uma associação de assistência às mulheres com câncer de mama de Pernambuco, sem fins lucrativos, que visa a acolher mulheres em situação de vulnerabilidade social, procedentes do Interior do Estado em tratamento de radioterapia e quimioterapia nos hospitais públicos do Recife.

A iniciativa da SGP fez parte das ações de prevenção à doença no mês Outubro Rosa e teve o apoio da Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe). O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial (Esmape), no térreo do Fórum Paula Baptista, bairro de Santo Antônio, no Recife.

....................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Agência Rodrigo Moreira