Notícias

Voltar

Palmares recebe curso para pretendentes à adoção

Equipe interdisciplinar e pretendentes à adoção em frente ao Fórum Professor Aníbal Bruno, em Palmares, Pernambuco
Pretendentes participaram de atividades no Fórum de Palmares

A Vara Regional da Infância e Juventude da 6ª Circunscrição organizou primeira edição de curso preparatório para pretendentes à adoção, com a presença de representantes de nove famílias com interesse em integrar o Cadastro Nacional de Adoção. A atividade foi realizada no Fórum Professor Aníbal Bruno, em Palmares (PE), nos dias 16 e 17 de junho.
 
Entre as ações, a assistente social Magaly Andréia Barreto e a psicóloga Alina Eucaris abordaram temas sobre motivação da adoção e necessidade de quebrar paradigmas a respeito do perfil  de crianças e adolescentes a serem adotados. Na oportunidade, um casal habilitado pela Comarca de Escada, em estágio de convivência, contou sua experiência na mudança de perfil de uma criança de até 8 anos para adolescente de 12 anos, demonstrando satisfação no processo.
 
A equipe interdisciplinar da Vara da Infância e Juventude também realizou visita a abrigo para menores acompanhada dos pretendentes. Na ocasião, a coordenadora da Ação Social Paróquia Palmares (ASPP), Rose Lira, explanou sobre o funcionamento da instituição de acolhimento.
 
O curso contou com a participação do juiz auxiliar da Vara Regional da Infância e Juventude, Ricardo de Sá Leitão Alencar Júnior, que esclareceu sobre os trâmites legais para adotar uma criança ou um adolescente. O promotor de Justiça da Infância e Juventude, João Paulo Pedrosa, e a defensora pública Mariana Resende, discutiram o papel do Ministério Público e da Defensoria Pública nos processos de destituição do poder familiar e adoção, além dos motivos que expõem menores de idade a situações de risco.
 
.........................................................................................................................................
Texto: Redação Ascom TJPE com informações de Andressa Claudino
Foto: Andressa Claudino