Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

Parceria entre TJPE e INSS vai possibilitar acesso a serviços previdenciários em Noronha

A Casa de Justiça e Cidadania (CJC) da Ilha de Fernando de Noronha vai facilitar o acesso dos moradores a serviços do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Para isso, uma parceria foi firmada, na segunda-feira (26/10), entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec); a Administração da Ilha e o INSS, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Os serviços poderão ser acessados através da agência digital do INSS que vai funcionar na Casa de Justiça e Cidadania, localizada na Vila dos Remédios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, a parceria pretende contribuir para a disponibilização dos serviços, tornado o acesso mais rápido e fácil aos moradores locais.  “O Termo de Cooperação Técnica assinado pela Casa de Justiça e Cidadania de Fernando de Noronha, a Administração local e o INSS, facilitará de forma efetiva a vida da população noronhense. Atualmente, quem necessita de qualquer serviço previdenciário tem que se deslocar ao Recife. Com esta parceria, quem precisar de benefícios, seguro-defeso do pescador, revisões, atualizações, interposição de recursos, certidões, dentre outros serviços, poderá resolver na Casa de Justiça e Cidadania da Ilha, evitando viagens ao continente, trazendo ganho econômico e de tempo”, enfatiza o magistrado.

Além do desembargador Erik Simões, estiveram presentes na reunião que firmou o ACT o administrador da ilha, Guilherme Rocha, o superintendente regional do INSS, Marcos de Brito Campos, a gerente-executiva do INSS em Recife, Denise Martins, e o chefe da Divisão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS, Rodrigo Meireles.

A expectativa é de que a população comece a utilizar os serviços a partir do dia 16 de novembro, com o compartilhamento da base de dados dos sistemas implantados, na modalidade de atendimento à distância.

.................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Imagem: cortesia