Notícias

Voltar

Pedagogos do TJPE participam de encontro nacional em Goiás

Participantes do 1º Encontro Nacional de Pedagogia Jurídica realizado em Goiás

Participantes do 1º Encontro Nacional de Pedagogia Jurídica realizado em Goiás

Integrantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participaram do 1º Encontro Nacional de Pedagogia Jurídica. A atividade teve como tema “A Constituição e a praxis da Pedagogia no Poder Judiciário” e foi realizada no estado de Goiás em 25 e 26 de outubro. Com a participação de seis pedagogos do Judiciário pernambucano, o evento buscou contribuir para a construção de diretrizes à atuação de pedagogos jurídicos. No evento, houve a formação de grupos de trabalho nas áreas de medidas socioeducativas, família, depoimento especial e violência contra crianças e adolescentes, adoção, acolhimento, violência doméstica, execução de penas alternativas, escolas judiciais e núcleos de apoio às equipes interprofissionais.

O evento foi organizado por uma comissão composta por pedagogos do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do TJPE, entre eles Simony Freitas de Melo e Gidair Lopes dos Santos, coorganizadoras do livro publicado pela editora UFPE "Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo no Judiciário". A pedagoga pernambucana Mirelly Shyrleide Praseres da Silva, fala do esforço em conjunto para a realização do encontro. “O TJPE atuou como um parceiro do TJGO nesse evento, e existe a necessidade eminente de formalizar as práticas desempenhadas pelos pedagogos, sobretudo no campo jurídico. Um caminho só pode ser trilhado realmente caminhando, pois somos protagonistas dessa pedagogia nascente”, declarou.

Palestrantes à mesa

No TJGO, palestrantes abordaram diversos temas em evento organizado com o apoio do TJPE

Atualmente, o TJPE divide com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) o primeiro lugar nacional em quantidade de pedagogos jurídicos, membros de seus quadros de servidores efetivos. Cada tribunal conta com 36 profissionais da área que compõem, em sua maioria, as equipes interprofissionais da infância e juventude, espalhadas pela Capital, pelo Agreste e pelo Sertão de Pernambuco.  

A realização do 1º Encontro Nacional de Pedagogia Jurídica foi do TJGO, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), por meio da Secretaria Interprofissional Forense, e da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug). O encontro contou com a presença de pedagogos de vários Estados do País como Tocantins, Maranhão, Acre, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraná, Roraima, Bahia, Rondônia e Distrito Federal. Na plenária final do evento, a representação pernambucana propôs e confirmou o Recife como a sede do 2º Encontro Nacional de Pedagogia Jurídica, a ser realizado em 2020.

Notícia relacionada

TJGO tem terceiro maior número de pedagogos do País, aponta estudo do TJPE

...................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Cortesia