Notícias

Voltar

Petrolina: Vara da Infância e Juventude realiza audiências com mais de 600 adolescentes

Nestas terça (1º/9) e quinta-feira (3/9), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina realizou Audiências Concentradas com a participação de 40 escolas da rede pública estadual e municipal. Foram convocados 650 alunos com problemas de evasão escolar, os quais deveriam ir acompanhados de seus responsáveis. Os atos ocorreram no Auditório do Júri, no Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho, Centro.
 
Os alunos convocados para as audiências concentradas foram cadastrados em processos administrativos individualizados e receberão acompanhamento pela equipe da Vara especializada. Os eventos fazem parte do Programa Resgate: Com Justiça e Segurança, promovido pela unidade judiciária.
 
Para o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar, a atuação pode incidir diretamente na diminuição de atos infracionais praticados por adolescentes. "Com estas ações preventivas estamos conseguindo diminuir os índices de violência praticados por jovens em Petrolina. Em 2014 conseguimos ótimos índices e, neste ano, estamos mantendo esses números", explica o juiz.
 
No ano de 2014, a Vara da Infância e Juventude reduziu o número de atos infracionais praticados por menores em 23,7%, comparando-se ao ano de 2013. Em contrapartida, os procedimentos preventivos realizados nas escolas aumentaram em mais de 600% no mesmo período.
 
 
A expectativa é que o número de medidas protetivas ultrapasse os dados do ano passado na primeira semana de setembro. Até o final do ano, estão previstas mais duas audiências públicas para tratar os temas de violência e drogas. Com isso, deve-se ultrapassar a marca de 1.000 procedimentos em 2015.