Últimas Notícias em destaque

Voltar

PJe é instalado nas Varas de Família e Registro Civil de Paulista

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) continua a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 2015 nesta primeira semana de janeiro, desta vez em Paulista. A instalação do sistema nas Varas de Família e Registro Civil da comarca ocorreu nesta quarta-feira (7/1). Em 2014, o Judiciário estadual expandiu o PJe para mais 95 unidades judiciais de Pernambuco.

A expansão do software é uma das metas da gestão do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, empossado em fevereiro de 2014. O número de unidades do TJPE que receberam o PJe durante seu primeiro ano de gestão representa 70% do total de unidades que atuam com o sistema desde sua implantação no Judiciário estadual, em 2011.

Atualmente, tramitam no Tribunal mais de 283 mil processos por meio do PJe, sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com tribunais brasileiros. Até 2017, o PJe estará implantado em todas as unidades do TJPE.

As principais vantagens proporcionadas pelo PJe são a maior segurança e celeridade no trâmite processual. Outro benefício é o ganho de espaço, pois as ações deixam de tramitar em meio físico, substituindo os volumes em papel por processos eletrônicos.

Além das Varas de Família e Registro Civil de Paulista, o PJe já funciona nas Varas de Família e Registro Civil e na Vara de Sucessões e Registros Públicos de Olinda, nos Juizados Especiais Cíveis do Estado, nos Juizados da Fazenda Pública, nas Varas Cíveis do Recife, de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, nas Varas de Títulos Extrajudiciais da Capital, nas Varas de Executivos Fiscais Municipais e Estaduais da Capital, nas Varas de Família e Registro Civil do Recife e de Jaboatão, nas Varas de Sucessões e Registros Públicos da Capital e de Jaboatão e nas Turmas Cíveis do Colégio Recursal da Capital.

................................................................................

Redação | Ascom TJPE