Notícias Notícias

Voltar

Presidência do TJPE participa do webinário de lançamento do Programa Justiça 4.0

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, juntamente com seus juízes auxiliares, Fernanda Chuay eFrederico Thompson, participaram do Webinário “Lançamento do Programa Justiça4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, promovido pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), nessa quarta-feira (24/2). Participaram também do evento, a juíza Catarina Vila-Nova e a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE, Juliana Neiva. 

O Programa Justiça 4.0 é a concretização do 4º eixo da atual gestão do CNJ e objetiva a promoção do acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. Para viabilizar a execução do programa,que conta com a parceria do Conselho da Justiça Federal, foi firmado termo decooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A abertura do webinário foi realizada pelo ministro do CNJ, Humberto Martins, e teve ainda a participação do presidente do Tribunal de Justiça doRio Grande do Norte (TJRN), desembargador Vivaldo Pinheiro, da vice-presidentedo TJRN, desembargadora Maria Zeneide, do secretário geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de programas, pesquisas e gestão estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes.

O encerramento contou com o discurso dopresidente do CNJ, ministro Luiz Fux.  “É uma honra participar do lançamento do Programa Justiça 4.0 que visaunificar o procedimento digital, oferecendo uma série de serviços a todos ostribunais por meio do fomento da interação tecnológica, criando uma novarealidade para o Judiciário. Este programa pode ser sintetizado nas palavras inovação e efetividade para viabilizar a promoção de acesso à Justiça para todos”, destacou o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux.

Na sequência, houve a continuidade do webinário com o primeiro painelvoltado para a temática Soluções tecnológicas no Programa Justiça 4.0, focadana Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDJD), com palestra do conselheirodo CNJ, Rubens Canuto. Já o segundo painel abordou o tema Inteligência Artificial e o terceiro, falou sobre as Soluções tecnológicas para o processojudicial, todos ministrados por juízes auxiliares do conselho. O evento segue até à sexta-feira (26/2), sendo transmitido através do Canal Youtube do CNJ para todas as presidências dos tribunais do país. 

Desenvolvimento - As ações para a implantação do referido programa serão realizadas conjuntamente pela Secretaria Geral e pela Secretaria Especial de Programas e Projetos do CNJ e têm as seguintes etapas: elaboração de formulárioseletrônicos de diagnóstico; contato institucional com todos os tribunais dopaís; reunião de apresentação do projeto; remessa dos acordos técnicos decooperação; e visita virtual ou presencial para a consolidação do plano detrabalho.

......................................................................................
Texto e imagem: Priscilla Marques | Ascom TJPE