Notícias

Voltar

Presidente do TJPE é novo cidadão de Caruaru

 
Ex-deputado Roberto Liberato e vereador Ricardo Liberato, autor da proposição, entregam título ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves
 
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, recebeu na última sexta-feira (4/12) o título de cidadão de Caruaru. A honraria foi concedida pela Câmara dos Vereadores do município do Agreste, por proposição do vereador Ricardo Liberato. A entrega do diploma teve lugar em Reunião Solene comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Leonardo Chaves, no Salão do Júri do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras.
 
Desde que iniciou a gestão à frente do Poder Judiciário de Pernambuco, o presidente do TJPE levou a Caruaru inovações como a Câmara Regional, que instalou pela primeira vez os serviços do 2º Grau de Jurisdição fora da Capital. "Este título alegra e eleva meu espírito, porque sei que me foi concedido em razão de um trabalho realizado ao longo de dois anos na Presidência do Tribunal de Justiça, com uma base filosófica fincada exclusivamente no interesse público. Agora, sinto-me filho desta terra", agradeceu Frederico Neves.
 
Além da Câmara Regional do TJPE, Caruaru recebeu novos projetos da atual gestão do Tribunal, a exemplo da implantação da Central de Agilização Processual, para acelerar o julgamento de processos mais antigos e de réus presos; da Central de Depoimento Acolhedor, destinada a promover um depoimento mais seguro a crianças e adolescentes vítimas de violência; da chegada do Processo Judicial Eletrônico ao 2º Grau de Jurisdição; e da criação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que deverá ser instalada ainda em 2015.
 
Em seu discurso, o vereador Ricardo Liberato sublinhou a atenção dedicada a Caruaru pelo presidente do TJPE no biênio 2014-2015. "Concedemos esta honraria a uma pessoa que por de mais contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. Sua gestão à frente do Tribunal de Justiça trouxe um legado exemplar e digno de respeito, pois usou como filosofia a ampliação do acesso à Justiça e a aproximação do Judiciário com o cidadão mais necessitado. Suas ações são prova do incansável trabalho deste homem que escolheu a vida pública como devoção", declarou.
 
 
 
Reunião Solene ocorreu no Salão do Júri do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras
 
 
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa; pelos deputados estaduais Raquel Lyra e Tony Gel, naturais de Caruaru; pelos desembargadores do TJPE Fábio Eugênio de Oliveira Lima, Humberto Vasconcelos e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho; pelo diretor do Fórum de Caruaru, juiz José Tadeu dos Passos; pelo presidente da OAB Seccional Caruaru, Almério Abílio; e pelo presidente do Caruaru Prev, Osório Chalegre, representando o prefeito José Queiroz.
 
.......................................................................................................
 
Redação | Ascom TJPE
 
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE