Notícias Notícias

Voltar

Presidente do TJPE homenageia Corregedoria Geral da Justiça em celebração aos 200 anos de criação do Tribunal da Relação

 

 Cerimônia de entrega das medalhas aos membros da Corregedoria Geral da Justiça 

Em solenidade presencial, realizada na manhã desta terça-feira (16/11), na Corregedoria Geral da Justiça, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, entregou medalha e diploma comemorativo do Mérito Judiciário para os magistrados do Poder Judiciário estadual que compõem a Corregedoria Geral da Justiça. A solenidade de entrega das comendas teve como marco as celebrações de aniversário do Tribunal da Relação de Pernambuco, que, em fevereiro deste ano, completou 200 anos de sua criação, através de Alvará Régio. 

Na ocasião, foram agraciados com a medalha, o diploma e também com o livro comemorativo dos 200 anos do Tribunal da Relação de Pernambuco, o corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; e os juízes Alexandre Freire Pimentel, Carlos Damião Pessoa Costa Lessa, Eduardo Guilliod Maranhão, Élio Braz Mendes, Gleydson de Lima Pinheiro e Margarida Amélia Bento Barros. O juiz Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho não pôde estar presente, mas foi representado pelo juiz Alexandre Freire Pimentel. 

Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira ressaltou que a homenagem realizada pelo Poder Judiciário nesta terça-feira (16/11) tem como intuito se estender a todas e todos os magistrados que vão participar do Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça (Encoge), que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, em São Luís, no Maranhão. Cerqueira também falou da história da Justiça pernambucana, destacando que em sua gestão, o TJPE deu início às celebrações de aniversário da criação da Corte Recursal do Tribunal da Relação de Pernambuco, e que em 2022, a programação comemorativa seguirá com a celebração de dois séculos de instalação do Tribunal. 

Corregerdor geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, ao ser homenaegado 

"Em nome do corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, com muita alegria e satisfação prestamos essa homenagem a todos os magistrados que atuam como corregedores. Com o foco voltado à criação de nossa Corte de Justiça, que foi o quarto Tribunal criado no Brasil, também prestamos o nosso agradecimento a todos aqueles e aquelas que fazem parte dessa história, cuja materialização fica evidente na outorga dessas homenagens", afirmou o presidente do TJPE. 

O evento contou com a presença do jurista e professor Humberto Vasconcelos, que recebeu a homenagem das mãos do corregedor geral da Justiça pernambucana, desembargador Luiz Carlos, e do seu filho, o também desembargador do TJPE Humberto Vasconcelos Filho. Também foram feitas duas homenagens in memorian. A primeira delas de agradecimento e reconhecimento ao jurista Armando de Barros Vasconcelos, pai do desembargador Luiz Carlos Figueiredo. As comendas foram recebidas pela filha do agraciado e irmã do desembargador, Riveka Figueiredo. A segunda comenda foi outorgada ao desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, em lembrança ao seu pai, Agenor Ferreira de Lima, que também atuou como desembargador do TJPE. 

Diploma Desembargador João Batista Guerra Barreto

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, foi homenaegado pela Corregedoria durante o evento

O presidente do TJPE também foi homenageado no evento desta terça-feira (16/11), ao receber da Corregedoria Geral da Justiça o Diploma de Honra ao Mérito Jubileu de Ouro Desembargador João Batista Guerra Barreto, pelos serviços prestados à sociedade pernambucana. O nome da comenda celebra a atuação do primeiro desembargador-corregedor do TJPE, João Batista Guerra Barreto, que assumiu oficialmente a função de corregedor geral da Justiça de Pernambuco em 1971. 

"É evidente que estamos satisfeitos com a outorga dessas homenagens que celebram a vida de todos aqueles que construíram e constroem a história deste Tribunal. E não poderíamos deixar de homenagear hoje o presidente do TJPE pela sua gestão em um momento tão difícil na história da humanidade. Em sua gestão, o TJPE se reinventou com urgência, apresentando uma mudança radical e rápida para se adaptar aos novos e difíceis tempos. Por isso, é grande a carga de emoção e reconhecimento pela dedicação ao serviço público, e pelo esforço desse Tribunal para servir à população", pontuou o corregedor geral da justiça. 

....................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE