Notícias Notícias

Voltar

Presidente do TJPE prestigia posse dos novos defensores públicos de Pernambuco

Defensora em posição de juramento e, ao fundo, integrantes da mesa da solenidade
Desembargador Fernando Cerqueira durante a posse dos novos defensores públicos de Pernambuco 

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, prestigiou, na tarde desta quarta-feira (19/5), a posse dos seis novos defensores públicos de Pernambuco. A solenidade foi realizada, no formato telepresencial, no auditório da Central de Atendimento da Capital da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), localizado no bairro da Boa Vista, e cumpriu todas as determinações sanitárias exigidas pela pandemia do Covid-19.  

O chefe do Judiciário pernambucano integrou a mesa da solenidade e destacou o papel dos defensores junto à sociedade. “Vocês têm o dever de defender não apenas os vulneráveis, mas praticar todos os atos possíveis para a harmonia e, especialmente, para a paz social. Vocês possuem um compromisso com o Direito e com a Justiça. Ao optar por essa profissão, vocês escolheram o sacerdócio de promover a paz”, afirmou o presidente do TJPE, que será agraciado com a mais alta comenda do DPPE, no dia 6 de junho. O desembargador Fernando Cerqueira também ressaltou, no seu discurso, a importância das atividades de conciliação e mediação e a prevalência do bom senso. 

Débora da Silva Andrade foi escolhida para representar todos os empossados na cerimônia. Na sua fala, expressou o que para ela é ser defensora pública parafraseando Conceição Evaristo. “Assim como antes acreditava que ser soldado era a única e melhor maneira de ser, tinha agora feito uma nova descoberta. Compreendera que sua vida, um grão de areia lá no fundo do rio, só tomaria corpo, só engrandeceria, se se tornasse matéria argamassa de outras vidas”, disse. “O propósito é nosso elemento motor principal. É por ele que estamos nesta sala, assumindo o compromisso de ser argamassa na vida de outras pessoas. É por ele que aspiramos tanto por uma Defensoria Pública cada vez mais forte e pulverizada”, completou a nova integrante da instituição, que relatou sua história de vida no seu discurso.

Ainda na solenidade, o defensor público-geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima, e o subdefensor-geral, Henrique Seixas, entregaram a Medalha Eduardo Campos 2020 ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, e a placa de homenagem ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, pela contribuição prestada ao órgão.

Além dos chefes do Executivo e do Judiciário; do presidente da Alepe, estiveram presentes no evento, o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco, Edmundo Siqueira de Barros.

Os novos defensores públicos Débora da Silva Andrade, Bernardo Augusto Ferreira Duarte, Joseph Raphael Alencar Brandão, Giovana Figueiredo Leite, Luciana Freire Losse e Nelson Mendes da Silva irão atuar nos Núcleos Regionais da Defensoria Pública em Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Pesqueira, Buíque e Araripina.

......................................................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Foto: Henrique Paparazzo