Notícias

Voltar

Presidente do TJPE prestigia reinstalação da Câmara de Mediação e Conciliação de Jaboatão

Representantes do Executivo e do Judiciário descerram placa

Unidade está localizada na sede da Defensoria Pública do Município

A Câmara de Medição e Conciliação de Jaboatão dos Guararapes foi reinstalada nesta quarta-feira (29/11). A solenidade de reinstalação contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo; do prefeito Anderson Ferreira; e da procuradora-geral Virgínia Pimentel; dentre outros representantes dos três poderes em Jaboatão.   

A unidade, que, desde 2014, funcionava na Secretaria Executiva de Assuntos Jurídicos do Município de Jaboatão dos Guararapes, a partir de agora, passará a oferecer os serviços na sede da Defensoria Pública da Comarca, localizada na Rua Arão Lins de Andrade, 866, em Prazeres. O objetivo da mudança é aproximar ainda mais a Justiça da população. O horário de atendimento ao público é das 8h às 14h.

A Câmara de Medição e Conciliação de Jaboatão dos Guararapes conta com a atuação de oito membros, tendo como coordenadora a advogada Gilda Caminha. Todos os acordos da unidade são homologados pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Jaboatão, juiz Hauler dos Santos Fonseca.

Na solenidade, o presidente do TJPE teve sua gestão elogiada pelas ações em prol da conciliação em todo o Estado. Na ocasião, ele afirmou que a mediação é a melhor solução para os conflitos sociais. "Quando os interesses pessoais se convertem em conflitos, a melhor forma de restaurar as relações sociais é através da mediação”, disse o magistrado.

Para a advogada Gilda Caminha, a Câmara de Conciliação é de grande importância para a sociedade, que encontra no local uma forma rápida de resolver seus conflitos. A procuradora-geral do Município, Virgínia Pimentel, também ressaltou a relevância da reinstalação na sede da Defensoria Pública de Jaboatão. “Vai facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos à Justiça. Estamos muito satisfeitos, especialmente agora com essa nova instalação e, também, com a capacitação realizada pelo TJPE”, disse a procuradora.

Equipes do Judiciário e do Executivo reunidas na Câmara de Mediação e Conciliação

Presidente do TJPE, prefeito e procuradores de Jaboatão, membros do Nupemec e equipe de mediadores reunidos na solenidade de instalação da Câmara de Medição e Conciliação da comarca

Os mediadores que vão atuar na Câmara foram capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE. O curso foi ministrado pelas servidoras Jane Carvalho, Jaqueline Calda, Rute Duque e Esmeralda Bione. A capacitação contou com 40 aulas teóricas, além de estágio supervisionado. Na ocasião da reinstalação da Câmara de Mediação e Conciliação de Jaboatão dos Guararapes, o Nupemec do Tribunal foi representado pelas servidoras Tarciana Chalegre e Esmeralda Bione.  
........................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira