Últimas Notícias em destaque

Voltar

Presidente do TJPE quer Judiciário atuando no Compaz

O Centro Comunitário da Paz- Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, contará com a atuação do Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, reuniu-se, na última sexta-feira (1º/4) com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, para discutir uma parceria. O diretor da Escola Judicial (EJUD-TJPE), desembargador Eurico Barros, também participou do encontro. O equipamento, que começou a funcionar em março, tem como objetivo promover a cidadania e a cultura de paz, oferecendo serviços de orientação jurídica, formação, esportes e arte.
O equipamento, que começou a funcionar em março, tem como objetivo promover a cidadania e a cultura de paz
 
O Centro Comunitário da Paz- Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, contará com a atuação do Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, reuniu-se, na última sexta-feira (1º/4) com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, para discutir uma parceria. O diretor da Escola Judicial (EJUD-TJPE), desembargador Eurico Barros, também participou do encontro. 
 
O equipamento, que começou a funcionar em março, tem como objetivo promover a cidadania e a cultura de paz, oferecendo serviços de orientação jurídica, formação, esportes e arte. Além de uma Câmara de Mediação, Conflitos e Arbitragem, o Tribunal quer desenvolver outras atividades voltadas para a prevenção da violência e a disseminação de informação para promoção da cidadania através da Escola. 
 
"É muito importante essa interação entre o Judiciário e o Executivo municipal que trará benefícios para a comunidade. Até maio, esperamos estar no Compaz", destacou o presidente do TJPE. O assessor especial da Presidência, juiz Ailton Alfredo de Souza, o supervisor da EJUD-TJPE, juiz Saulo Fabianne, e o coordenador de Programas Internacionais da Escola, juiz Rafael Cavalcanti Lemos, participaram da reunião. 
 
Na Câmara de Conciliação que será montada pelo TJPE, o cidadão poderá resolver conflitos sem a necessidade de abertura de processo na Justiça. O serviço atua em litígios relativos a direitos patrimoniais, nos quais a lei permita acordo ou transação. A unidade começa a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.
 
"O Compaz foi um pensamento pensado e idealizado para ter várias atividades para dentro dele, o da prevenção da violência, do empreendedorismo e da mediação de conflitos e a atividade do Judiciário é importantíssima para aproximar a Justiça da população. Então, eu saio daqui da Presidência muito satisfeito com o compromisso do desembargador Leopoldo Raposo, que com certeza vai nos ajudar a reduzir todos os índices de violência na comunidade local", afirmou o secretário Murilo Cavalcanti.
 
O Centro Comunitário da Paz- Compaz Governador Eduardo Campos está disponível para atender as 220 mil pessoas da Zona Norte do Recife, e tem como objetivo realizar até 40 mil atendimentos por mês. Para garantir a inclusão social, o equipamento, que tem mais de 13 mil metros quadrados de área construída, conta com atividades e serviços diversos, como biblioteca, dojô, atendimento do Procon, oficinas cidadãs, aulas de inglês e espanhol e reforço escolar, além de um atendimento especial voltado às mulheres vítimas de violência. 
 
...................................................................................................
 
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE