Notícias

Voltar

Presidente do TJPE recebe cônsul honorário da Suíça

PResidente e cônsul reunidos no TJPE
Visita foi marcada por troca de experiências entre a Justiça dos dois países

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, recebeu, na sexta-feira (21/7), a visita institucional do cônsul honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Fehr Jr., no Gabinete da Presidência, Palácio da Justiça, bairro de Santo Antônio. Durante o encontro, foram abordados os avanços da justiça brasileira e o aprendizado com outras cortes. Confira mais fotos no Flickr do Judiciário estadual.

“Encontros como este são importantes para a troca de informações sobre política e Justiça. Temos sempre o que aprender com o Judiciário e a cultura de outros países para o nosso crescimento. Nós entendemos que o Judiciário não pode ser um simples agente de resolução de conflitos, por isso buscamos aqui desenvolver a Justiça social. Promovemos projetos em comunidades carentes como o Coque, por meio da Casa da Justiça e Cidadania, através da qual jovens são, por exemplo, capacitados para exercer uma profissão, ter uma melhor perspectiva de vida, além de adquirir conhecimentos a respeito de direito e cidadania. Temos que ser agentes transformadores e protagonistas de mudanças”, afirmou o presidente do TJPE.

O desembargador Leopoldo Raposo destacou ainda a priorização da modalidade de conciliação no TJPE como um instrumento fundamental para promover uma maior celeridade processual e conquistar a pacificação social. “Por meio do litígio resolvido através de processo, há uma possibilidade maior de uma das partes sair insatisfeita e impetrar um recurso, prolongando a resolução de uma demanda. Já quando há uma conciliação, há um consenso entre as partes, todos saem satisfeitos com o resultado, diminuindo de forma efetiva o tempo de solução do conflito”, destacou.

Ao final da visita, o presidente do TJPE presenteou o cônsul com o livro “A Justiça de Pernambuco e seu palácio: inventário do acervo museológico dos bens móveis”. Em seguida, o chefe do Judiciário estadual levou o visitante para conhecer as dependências do Palácio, dentre as quais o Salão dos Passos Perdidos e o Salão Nobre.
........................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira