Notícias Notícias

Voltar

Presidente Fernando Cerqueira é homenageado com Medalha do Mérito dos Guararapes

Na segunda-feira (20/12), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, foi homenageado com a Medalha do Mérito dos Guararapes. A mais alta honraria concedida pelo Estado foi entregue em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, como reconhecimento ao trabalho das Instituições no combate à pandemia do coronavírus. 

Confira as fotos da cerimônia.

Também foram condecorados o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo e o procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Augusto de Freitas.

No início da solenidade, o secretário da Casa Civil, José Neto, destacou que a concessão da comenda leva em consideração a relevância dos serviços prestados ao Estado de Pernambuco e à causa pública de maneira geral, além do valor pessoal do homenageado. “Impossível não associar os relevantes serviços prestados à causa pública por cada um dos ilustres homenageados ao importantíssimo apoio por eles dispensados no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, afirmou. 

Em seu agradecimento, o desembargador Fernando Cerqueira, que é natural do estado de Alagoas, relembrou sua chegada em Pernambuco e falou de sua trajetória na magistratura, onde percorreu vários municípios do estado em virtude do exercício de suas funções. 

Ele agradeceu a homenagem e elogiou a condução exercida pelos representantes das instituições nas ações de combate à crise sanitária. “Jamais imaginei receber tamanha honraria, e eu sei que isso é fruto de um trabalho realizado nos últimos dois anos. Tivemos uma adversidade em comum, que atingiu a toda a humanidade, mas tivemos em Pernambuco uma situação bastante diferente dos demais estados da Federação. Tivemos aqui estadistas, homens dedicados ao mais alto nível do serviço público. Com o espírito público de servir ao povo e comandados por um gestor que soube unir todas essas pessoas que estavam no comando de suas instituições, com transparência de todos os atos praticados na gestão pública do estado de Pernambuco”, enfatizou.

Ao final, Fernando Cerqueira se emocionou ao agradecer pelo reconhecimento. “Sou agradecido a Deus por estar aqui recebendo a mais alta honraria do estado que eu escolhi, por adoção, para ser um verdadeiro pernambucano e me dedicar completamente para esse estado”, concluiu o magistrado.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lembrou que a Ordem do Mérito dos Guararapes remete a um dos mais importantes episódios da história do país, a Batalha dos Guararapes, que uniu o povo pernambucano contra os invasores holandeses. “Bastante oportuno que nós, chefes dos Poderes, estejamos reunidos para refletir sobre a importância da união na formação da identidade brasileira. Refletir e reafirmar que o poder é uno e nós somos representantes do povo e temos o dever-poder de lutar permanentemente pela preservação da harmonia”.

O chefe do executivo estadual continuou defendendo que “o regime democrático pressupõe o diálogo, a divergência, a crítica, a liberdade e a diversidade, mas também exige responsabilidade social, transparência das autoridades no tocante às ações e aos seus atos de interesse público. No entanto, infelizmente, transparência e responsabilidade não têm sido marcas do atual Governo Federal”, criticou Paulo Câmara. 

Medalha – A Medalha da Ordem do Mérito Guararapes foi instituída pelo Decreto Nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, e de acordo com o Regulamento aprovado pelo Decreto Nº 6.380, de 9 de abril de 1980, alterado pelo Decreto nº 30.661, de 1º de agosto de 2007.


......................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções