Notícias Notícias

Voltar

Processos relacionados a crianças e adolescentes recebem prioridade

A imagem mostra nove pessoas em reunião virtual transmitida por computadores

Equipes de servidores participaram de encontro pela plataforma Cisco Webex

Com o intuito de agilizar todos os processos relacionados a infância e juventude, a Vara Regional da Infância e Juventude da 6ª Circunscrição (VRIJ) em Palmares vem promovendo encontros com servidoras e servidores para apresentar esclarecimentos a respeito de trâmites processuais relacionados ao tema. A iniciativa conta com o apoio do juiz Flávio Kroc Franco e do servidor Alexandre Augusto Jordão Ramos e a organização da servidora Andressa Claudino de Oliveira e Silva.

“Entre as dificuldades que nós percebemos, estão as relacionadas aos trâmites desse tipo de matéria. Então, nos encontros, nós esclarecemos todo o caminho do processo: como se dá o procedimento da adoção, as medidas de proteção, destituição do poder familiar e os modelos de despacho”, explica a assessora Andressa Claudino. O primeiro Encontro aconteceu em 3 de maio através da plataforma Cisco Webex.

Os encontros tiveram boa aceitação das equipes das comarcas integrantes da circunscrição, contando também com a participação da Diretoria Cível da Mata Sul. Processos relacionados a Infância e Juventude têm prioridade com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tendo em vista que a resolução deles transforma vidas. “Se torna muito mais fácil, quando um compreende o trabalho do outro; dá mais sintonia, e o resultado, a resolução do processo, é muito gratificante, porque garante um futuro melhor a essas crianças e jovens”, destaca Andressa Claudino.

Durante o segundo encontro, que aconteceu dia 12 de maio, também pela plataforma Cisco Webex, foi retratada a importância do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Na ocasião, foram tiradas as dúvidas sobre manuseio e atualização do sistema, atendendo a demandas em razão de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre os dias 23 e 27 de maio.

A atividade contou com a participação de servidoras e servidores das comarcas de Amaraji, Barreiros, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Maraial, Quipapá, Ribeirão, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. As equipes que não puderam acompanhar os encontros tiveram os arquivos disponibilizados para assistirem em momento oportuno. Ainda segundo Andressa Claudino, a ideia é que esses encontros aconteçam a cada dois meses.

......................................................................................................
Texto: Ana Paula Menezes | Ascom TJPE
Foto: Cortesia