Últimas Notícias em destaque

Voltar

Proendividados integra a Semana da Conciliação com expectativa de 200 audiências

Partes apertam as mãos, selando acordo

Acordo homologado na sede do Proendividados - Fórum Thomaz de Aquino - no Recife

A Seção Especializada de Tratamento de Consumidores Superendividados (Proendividados) está participando da XI Semana Nacional da Conciliação, que segue até esta sexta-feira (25/11). Só na segunda (21/11), primeiro dia do evento, 26 audiências foram realizadas na unidade do Recife e 18 acordos foram fechados, somando um total de mais de R$15.000,00 (quinze mil reais) em pagamentos. As empresas parceiras nesta edição da Semana são: Claro, BMG, Santander e Compesa.

Segundo o coordenador do Programa, juiz Breno Duarte, a expectativa é de que, no final do mutirão, 200 audiências tenham sido realizadas. “O índice de endividamento das famílias, de acordo com o IPEA, vem aumentando desde 2010. Então, esse serviço, tem a tendência de ser expandido. Já instalamos outra unidade em Caruaru. Com o Proendividados, buscamos solucionar os problemas das pessoas antes de ser necessário o ingresso da ação na Justiça. Temos uma grande demanda. Durante esta Semana, conseguimos antecipar audiências agendadas para o próximo ano”, explicou.
 
A dona de casa Vera Lúcia Viana esteve no Fórum Thomaz de Aquino, no Bairro de Santo Antônio, nesta terça-feira (22/11), para solucionar uma dívida da mãe com a Compesa. “Tivemos que escolher entre o tratamento de saúde da minha mãe, que é idosa, e o pagamento da conta de água. Não é fácil. A mente fica pesada, quando estamos devendo. Mas hoje saio daqui feliz. Foi o meu presente de Natal, colocar as contas em dia e poder dormir tranquila”, ressaltou.
 
O representante da Compesa, Severino Farias, afirmou que foram concedidos descontos para que a usuária pudesse quitar sua dívida. “Demos um desconto de 80% e ainda parcelamos o débito. Acho que foi bom para ambas as partes, para a empresa, que vai receber o valor devido, e para a cidadã, que colocou suas contas em dia”, disse.

Juiz Breno Duarte
 Juiz Breno Duarte atua nas conciliações promovidas pelo Proendividados

Os interessados em utilizar o serviço podem procurar a unidade localizada no Fórum Thomaz de Aquino, no Recife, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, levando cópias dos documentos de Identidade, CPF, comprovante de residência, de renda (se tiver) e da dívida. Apenas serão recebidos os casos relacionados às empresas parceiras do Programa.
 
Interior – A unidade do Proendividados de Caruaru também está atendendo durante essa semana, até a quinta-feira (24/11). O serviço funciona no 1º Juizado Cível, localizado na Avenida Portugal, 1234, no Bairro Universitário, das 8h às 12h.
.......................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE